Apesar de tudo, Dead Island 2 é um sucesso

DeadIsland2 (10)

Apesar de anos a passar de mão em mão, da profunda crítica ao conceito e do conteúdo discutível, a Deep Silver e os Dambuster Studios comemoram nestes dias o sucesso improvável de Dead Island 2.

Na nossa análise, indicámos que o jogo tem “um tom estranho, que não é bem de terror ou de sobrevivência, preferindo algo mais descontraído e menos cerebral mas sem nunca se definir”. Foi, para nós, uma sequela divertida em determinados momentos, mas pejada de imensas falhas de conceito e com um grafismo mediano.

Não prevíamos que o jogo fosse propriamente falhar nas vendas, até porque este tipo de jogos mais básicos na oferta, costuma atrair uma audiência considerável. Contudo, os tempos são outros e, de facto, o género retratado está um pouco desgastado. Mesmo assim, não pudemos esconder como nos divertimos a jogar, especialmente em modo cooperativo.

Parece que Dead Island 2 se tornou bem mais que uma mera curiosidade do momento. Para a produção, é mesmo um sucesso de vendas. Segundo a Deep Silver, o jogo vendeu já um milhão de cópias desde o seu lançamento na passada sexta-feira, isto em apenas três dias. Ajudará para o seu sucesso o facto de ser uma sequela de um jogo de enorme sucesso. E também ajuda o facto de, no momento, ser o único título de acção na primeira pessoa com zombies recém-lançado.

Além disso, está disponível nas consolas actuais e da geração anterior, com uma performance competente em ambas. O sucesso de vendas poderia ser ainda maior se no PC o jogo não fosse um exclusivo da Epic Games Store. Certamente teria mais sucesso ainda no Steam.

Recordamos que este jogo esteve em produção por mais de 10 anos. Foi anunciado em 2014, depois da Techland ter deixado o projecto, pegando nele a Yager Development. Uns anos depois foi a Sumo Digital a retomar o rumo mas acabou, finalmente, na responsabilidade da Deep Silver Dambuster. Com todas estas produtoras, novas datas foram anunciadas ou “tentadas” mas foram constantemente adiadas. A dada altura, vários críticos afirmavam que o jogo jamais seria lançado. Se calhar, estão entre o milhão que o estão a jogar…

Comentários

Comentários