Ao fim de dois anos Project Spark chega ao fim

Project-Spark-xbox-one

A simpática plataforma que de criação de jogos exclusiva para Xbox One e Windows 10, Project Spark vai encerrar definitivamente actividade neste Verão. É o fim de um projecto muito interessante mas que não tem condições para continuar, segundo a Microsoft.

Revelado na E3 de 2013, Project Spark acabou lançado em Outubro de 2014 e permitiu que muitos utilizadores dessem largas à imaginação para criar personagens, mundos e mecânicas únicas para protótipos de videojogos, filmes ou outras interacções. Com um interface simples em que se podia usar um comando Xbox ou até mesmo o Kinect, o programa da produtora Team Dakota já há alguns meses que parecia algo abandonado, contando apenas com algumas actualizações pontuais.

Entretanto, o inevitável aconteceu, com a Microsoft a anunciar o fim do suporte ao jogo/programa a partir da passada sexta-feira 13 de Maio. Até dia 12 de Agosto, porém, ainda será possível usar os serviços online para descarregar ou enviar conteúdos. Após essa data, os servidores serão desligados permanentemente.

“Foi uma decisão extremamente difícil”, diz o comunicado do gestor da Comunidade Thomas Gratz, “Quanto o jogo saiu da produção activa no passado Outono, muitos membros da equipa foram para outros projectos dentro da Microsoft Studios”. E embora ninguém tivesse sido afastado, tornou-se difícil manter a produção activa e assim foi tomada a decisão. No comunicado ficamos a saber que todos os que gastaram dinheiro com o “Project Spark Starter Kit”, assim como outros gastos com o jogo/programa até ao anúncio da passada sexta-feira, irão receber um crédito no valor do produto que compraram para usar na loja Xbox ou Windows.

Tido como uma das ferramentas de criação mais simples de usar Project Spark teve, ao todo, 46 pacotes de conteúdo adicional, lançados em 16 actualizações desde o seu lançamento. Foram produzidos centenas de milhares de objectos, animações, jogos, vídeos e outros conteúdos com este projecto. Um dos mais conhecidos conteúdos criados com o Project Spark foi uma aventura episódica da mascote da produtora Rare de nome Conker, ou este videoclipe do tema “Guilty All The Same” da banda Linkin Park.

Comentários

Comentários