Anunciada a Xbox Series X

29

Esta é a próxima consola da Microsoft Xbox. Até agora conhecida como “Project Scarlett”, sendo algumas vezes estilizada de “Xbox Scarlett”, a nova consola chama-se Xbox Series X e, uma vez mais, é descrita como “a consola mais poderosa de sempre”.

Este era também o chavão da Xbox One X, se bem se recordam. Contudo, como vimos na actual geração, não basta que o hardware seja potente, é preciso que a marca o acompanhe com jogos e conteúdo para que seja, realmente, um produto líder.

A nova consola tem um nome peculiar. A palavra “Series” deixa no ar a ideia que este modelo “X” é apenas o primeiro de uma série, possivelmente o mais potente. A Microsoft foi incrivelmente comedida a falar da consola, aproveitando os The Game Awards 2019 para a anunciar ao mundo, mostrando também o seu aspecto.

A nova consola, ao contrário da tendência dos últimos modelos, apresenta um design vertical. Tem também um leitor óptico igualmente vertical e uma nova grelha no topo, animada por uma luz verde. De notar que o comando mantém um design igual ao actual, excepto no D-Pad que parece ter um disco direccional neste novo modelo.

De resto, nada de concreto sobre o que vai lá dentro, só promessas de poder e velocidade. Um pouco como aconteceu com a anterior geração Xbox One, a Microsoft guarda as informações mais pertinentes. Mas, vamos com certeza ouvir falar bastante desta nova consola nas próximas semanas e meses. O primeiro jogo dedicado, Hellblade II também foi anunciado neste evento.

Em termos de datas, a Microsoft não parece temer a concorrência, anunciando a consola também para o Natal de 2020, exactamente na mesma altura da PlayStation 5.