Análises de jogos não comprados já não influenciam avaliações do Steam

steam

É uma autêntica saga esta que Valve criou por causa das suas meta-análises na plataforma Steam. A prova são os imensos ajustes que tem sido obrigada a implementar. Depois de outras decisões que tentam fazer das análises de utilizadores mais justas, a mais recente inviabiliza avaliações vindas de jogos oferecidos.

A partir de agora, as avaliações dos jogos (positivas, negativas, etc) só irão reflectir opiniões de jogadores que compraram o jogo via Steam. Ou seja, se activarem o código na plataforma, seja porque compraram o jogo noutro local ou porque vos foi dado por um amigo ou pela produção, a vossa análise já não irá contar para a avaliação total. Mesmo assim, a vossa análise escrita continuará a figurar na página do jogo, apenas não irá contar para a meta-avaliação aglomerada de todos os utilizadores.

De recordar que já em Setembro passado, a Valve foi obrigada a rever este sistema que já trouxe fraudes de popularidade como um que aconteceu recentemente. Este é o problema das meta-análises. Em teoria, são criadas pelos utilizadores, deveriam dar uma perspectiva sincera da qualidade do jogo. Contudo, o sistema é falível e francamente abusado, por mais que a Valve tente aperfeiçoá-lo.

Aqui no WASD, continuamos a achar que uma boa análise tem de incluir elementos de experiência pessoal e não apenas um polegar para cima ou para baixo, tantas vezes tendencioso. Contudo, as meta-análises do Steam são bons indicadores de vendas e já serviram para jogos recuperarem de más prestações no passado, manipuladas ou não.

A Valve anunciou ainda que esta medida entra em vigor a partir desta semana, mas ainda vai ser gradualmente implementada em jogos já existentes, de uma forma faseada. Esta medida irá com certeza alterar algumas classificações actuais de jogos.

Comentários

Comentários