AMD revela como o FSR 3 fará frente ao DLSS 3.0

FSR

Finalmente, a AMD apresentou as principais características da terceira geração da sua tecnologia de “super sampling”. A AMD FidelityFX Super Resolution 3 promete até duas vezes mais performance que a FSR 2.

Para quem não está a par, tanto a DLSS como a FSR são soluções de optimização que, basicamente, optimizam a imagem no ecrã por reduzir a resolução e ampliá-la, usando técnicas de optimização para minimizar as possíveis lacunas de qualidade e performance. O que prometem é optimizar os jogos de maneira a que não consumam demasiados recursos em PCs mais limitados, obviamente com algumas cedências de definição.

Em meados do ano passado, a Nvidia anunciou a terceira geração da DLSS, dessa feita exclusivos da mais recente tecnologia RTX 40. Quanto à FSR, a AMD estreou a segunda geração também no ano passado e em Novembro já tinha preparado o caminho para a esta terceira geração. Agora, temos a revelação de vários detalhes interessantes.

A principal novidade da FSR 3 é a “frame interpolation”. Em termos simples, a tecnologia permite gerar fotogramas adicionais entre cenas renderizadas para aumentar virtualmente a performance de fotogramas por segundo (fps), dando uma maior “suavidade” entre cada. A contrapartida desta tecnologia, como acontece com a DLSS, é a introdução de latências visuais.

A AMD promete reduzir essas latências usando mais a ampliação de resoluções reduzidas em conjunto com a interpolação de fotogramas. Não é propriamente algo novo, uma vez que a AMD já disponibilizava algo muito parecido em alguns GPU, o que chamava de “Fluid Motion”. Em teoria, esta tecnologia não mitiga propriamente latências mas, por agora, só temos a palavra da AMD que a FSR 3 fará algo melhor.

A melhor das vantagens que a AMD FSR em qualquer geração oferece, é que é compatível com qualquer placa gráfica moderna. Ou seja, ao contrário da DLSS que é só compatível com as GeForce RTX (e a DLSS 3 apenas nas RTX 40), a FSR corre em qualquer GPU, inclusive Nvidia ou Intel. A AMD manterá esta compatibilidade geral com a FSR 3. Adicionalmente, a FSR 3 terá código aberto para utilizadores e produtores usarem livremente.

A AMD não deu uma data para estrear a FSR 3 mas afirma que chegará “ainda em 2023”.

Comentários

Comentários