AMD avisa que escassez de chips vai continuar

amd

Se recentemente tentaram adquirir uma PlayStation 5, Xbox Series X|S ou outro equipamento com um chip AMD (e não só), ter-se-ão deparado com uma inexplicável falta de stocks. A situação, segundo a fabricante, não parece melhorar tão depressa.

As duas novas consolas lançadas no final do ano passado podem ser rivais, mas no seu interior está o mesmo ADN… os chips da AMD também equipam placas gráficas e CPUs nos PCs modernos, a par das suas óbvias rivais Intel e Nvidia. Acontece que a procura tem sido avassaladora, com muitas pessoas a procurar tecnologia para as entreter e o mercado a contrair por causa da pandemia.

Segundo a AMD informou no mais recente relatório financeiro (via Tom’s Hardware), os últimos 12 meses (ano fiscal) foram dos melhores de sempre para a gigante tecnológica. Contudo, o futuro pode não ser tão brilhante, uma vez que a CEO Lisa Su afirmou que “a procura geral excedeu o planeamento da empresa” e a situação deverá persistir pelo menos durante a primeira metade de 2021.

A empresa terá reforçado o fabrico de chips para este ano mas, inevitavelmente, a elevada procura continuará a causar rupturas. Curiosamente, Su explicou que estas falhas de stock afectarão, sobretudo, o mercado “low end” de PC e das consolas. O que significa que as gamas mais caras de produtos equipados com chips AMD, deverão ser menos afectadas.

Numa era em que a AMD está a “dar cartas” com os seus novos CPUs da série Ryzen 5000 e placas gráficas da série RX 6000, estas até poderão ser boas notícias. Contudo, as consolas PS5 e Xbox Series X|S, além de produtos mais acessíveis deverão continuar a ver os seus stocks reduzidos. Se procuram um “upgrade” para breve, se calhar é melhor ter isto em conta.

Comentários

Comentários