AMD apresenta a nova placa gráfica Radeon Pro Duo

L4-tj0B-cBgS.878×0.Z-Z96KYq

Cheia de vontade de roubar a hegemonia da Nvidia no mercado, a AMD apresentou recentemente a sua nova placa gráfica de topo. Chama-se Radeon Pro Duo e é o novo topo de gama para tentar bater a concorrência em todas as frentes. Em consumo, já conseguiu, pelo menos.

Trata-se da primeira gráfica a usar dois GPUs da mais recente geração Fiji, depois da R9 Fury X ter estreado este chip ainda no ano passado. Esta placa possui dois desses núcleos de processamento Fiji com 4GB de RAM cada, ficando aquém de outras placas no mercado já com 8GB. No entanto, a placa assume uma maior dimensão por causa dos dois GPUs e processadores adicionais, além de um sistema proprietário de refrigeração líquida já incluído, com radiador externo e tudo.

De modo a alimentar os dois processadores e o sistema de refrigeração, a placa precisa de três tomadas internas de energia PEG de oito pinos ligadas à fonte de alimentação. Segundo o site PC Gamer, a placa sozinha teria um consumo teórico de 525W, mas graças a uma arquitectura engenhosa, está desenhada para correr com apenas 350W. No entanto, com overclocking estes valores teóricos podem não ser realistas.

Como em todas as placas gráficas de topo, é mesmo o preço que assusta. Com um valor previsto de $1500 dólares (cerca de 1350€), nem será a mais cara de sempre, mas não deixa de ser um produto dispendioso. E, tendo em conta que podemos adquirir duas placas gráficas em Crossfire (ou SLI com Nvidia) com mais potencial de performance e a valores relativamente mais baixos, pode ser um investimento complicado de fazer.

Conforme reportámos, a Nvidia indicou a sua GTX 970 como a placa-base para as novas tecnologias de Realidade Virtual. Agora é a AMD a indicar esta sua Radeon Pro Duo como a “plataforma mais potente para VR”. É discutível se será assim mesmo, até porque a placa está incluída na linha AMD VR Creator em conjunto com o dispositivo Sulon Q. É normal que a produtora chame a si a atenção nessa sua aposta no mundo do VR.

Comentários

Comentários