Alchemy Stars lança drama sobre Zenless Zone Zero

zenless-zone-zero

Enquanto a conversa do momento é para Zenless Zone Zero, um RTS “free-to-play” lançado na semana passada pela HoYoverse, a produção de outro jogo decidiu lançar farpas ao novo lançamento, colocando os fãs no meio da “trama”.

Desenvolvido pelo Tourdog Studio e editado pela Level Infinite, uma empresa da Tencent, Alchemy Stars é um popular título mobile, estranhamente parecido a tantos outros títulos do género de estratégia táctica, igualmente “free-to-play”. As semelhanças com o mais recente Zenless Zone Zero, também lançado no mobile mas também disponível para PS5 e PC, saltam à vista. Contudo são tantos os jogos deste calibre que já não é propriamente novidade que a fórmula seja praticamente a mesma.

Contudo, a produção de Alchemy Stars não gostou de ver alguns aspectos no jogo rival e partiu para o ataque. Ao que parece, o design de personagens e outros detalhes de ZZZ são muito semelhantes ao seu e a produtora quis tornar isso público. Mas, não, não fez uma publicação online acusatória, nem sequer abriu algum processo judicial. Por qualquer motivo, enviou uma mensagem de email em jogo para os jogadores de Alchemy Stars com as alegações.

Bom, na verdade é algo mais convoluto. O email é assinado por uma personagem do jogo, Tiny One, que alega que outra personagem, Sinsa, lhe pediu para enviar o email para todos os jogadores. Ora, estas duas personagens são exactamente o alvo da acusação (velada) de plágio, já que ambas são francamente parecidas com as personagens Koleda e Anton de ZZZ. No subreddit de Gachagaming, onde estes emails começaram a circular, os próprios jogadores publicaram diversas imagens comparativas lado-a-lado e, de facto, as parecenças são evidentes.

Não deixa de ser profundamente irónico que uma produtora Chinesa, acuse outra produtora Chinesa de plagiar a sua arte em jogo. Há anos que empresas de todo o mundo acusam empresas orientais de usar a sua arte ou formato de jogo para criar algo “parecido”. Há até estratagemas de jogos plagiados com nomes diferentes, claramente criados para enganar os jogadores, na sua maioria criados da China. Considerando que Alchemy Stars foi lançado em 2021 e Zenless Zone Zero chegou na semana passada, podemos perceber quem plagiou quem.

No que toca à forma escolhida pelo Tourdog Studio e pela Level Infinite para denunciarem o plágio, há também uma possível explicação. Seria mais produtivo lançar uma nota pública e até colocar algum peso legal na acusação. Contudo, como dissemos acima, Alchemy Stars é um título da gigante Tencent, uma empresa de grande poder no mercado de entretenimento Chinês, cuja posição parece ser amplamente suportada pelo governo de Pequim. Assim, se calhar, é melhor ter cuidado com as alegações.

Comentários

Comentários