Afinal, o que se passa com Call of Duty HQ?

CODMWIII (1)

Nos últimos dias, não só a comunidade Call of Duty tem estado a antecipar Modern Warfare III, como tem comentado, por vezes de forma bem cáustica, o novo “launcher” da franquia, Call of Duty HQ. Mas, afinal o que se passa com esta plataforma digital.

Este launcher foi estreado com Modern Warfare II e Warzone há uns meses e é bem possível que, se os jogam, já estejam familiarizados. É, basicamente, um novo menu principal da franquia, que contém em si todas as opções de jogo possíveis, até mesmo de outros jogos da franquia. Acontece que este launcher não reúne grande apreço entre os fãs, uma vez que torna absolutamente confuso jogar, por exemplo, o modo de campanha a solo, exigindo reiniciar o jogo de cada vez que se escolhe um modo diferente, além de conter imensos “anúncios” de produtos pagos como destaque e outras manobras comerciais para incentivar gastar dinheiro.

Contudo, nem é esse o principal problema do CoD HQ. Os mais recentes Call of Duty são autênticos açambarcadores de espaço, com o próximo Modern Warfare III a exigir quase 80GB espaço em disco para todos os seus modos (e mais espaço para cache de texturas). Agora, acrescentem aí este launcher que ninguém pediu…

Com MWIII, a Activision achou por bem tornar obrigatória a instalação deste Call of Duty HQ, o que significa que terão de instalar mais 57GB deste launcher. É por isso que nas especificações técnicas, o jogo exige uns absurdos 149GB totais, antevendo que instalem todas as opções de jogo. Como MWIII é modular, podem adicionar e remover o modo de carreira, cooperativo ou até Warzone. Mesmo assim, não se safam do espaço mínimo de CoD HQ, uns inexplicáveis 45GB.

Não é propriamente inédito nos dias que correm um jogo pedir tanto espaço, nem é realmente desajustado para tudo o que traz, com vários modos de jogo e um título paralelo free-to-play. Sendo modular, podemos, de facto, instalar só o que queremos. Todavia, HQ é uma imposição, algo grande demais para o que pretende fazer e ainda por cima torna a navegação entre os modos profundamente aborrecida e algo confusa. A sério, para jogar o modo de carreira, é preciso 4 passos e um reinício…

Para que servem 57GB de espaço em disco para um simples launcher? É um espaço enorme ocupado por um “jogo” que não serve para jogar. Porque é que tem de ser instalado obrigatoriamente? Porque não podemos ter apenas um ícone para cada modo de jogo e, assim, não andar a navegar entre menus e sub-menus confusos? Agora imaginem que querem jogar as três campanhas da trilogia Modern Warfare de seguida… Um SSD só para os Call of Duty? Claro que sim…

Nos últimos dias os fãs têm-se insurgido perante a obrigatoriedade deste launcher na instalação do próximo jogo (e também em MWII e Warzone). Não parece que a Activision venha a remover tão depressa esta exigência mas é bem possível que reveja o seu funcionamento e até o seu tamanho de instalação. A melhor opção será torná-lo facultativo e criar um verdadeiro launcher simples de pequena dimensão.

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