Afinal o que se passa com Alpha Protocol no Steam?

alpha-protocol

O mítico RPG de acção da Obsidian Entertainment teve nos últimos dias um autêntico “jogo de bastidores” para se perceber quem detinha os seus direitos. Afinal, tudo não passou uma questão de licenças e Alpha Protocol ainda pertence à SEGA.

Tudo começou quando a meio desta semana, a página do jogo foi removida da loja do Steam, com uma notificação estranha na página de produto: “A pedido da editora, Alpha Protocol já não está disponível para venda no Steam”. Até esta altura, o jogo mantém-se ausente da loja digital do Steam.

Esta notificação iniciou uma onda de especulação em volta do título. Alguns sites adiantaram que a SEGA tinha perdido os direitos e que a Obsidian os tinha assumido. Também houve alguma especulação de que o jogo simplesmente iria transitar para a Epic Game Store, deixando a plataforma Steam. E, dado que a Obsidian é agora um estúdio Microsoft, esta situação até já antevia um possível novo título no horizonte. Pura especulação.

A própria SEGA acabou por acalmar as opiniões. Sim, de facto os direitos de publicação foram temporariamente revogados, ao que parece, por causa de licenças relacionadas com a banda sonora do jogo. Contudo, a editora nipónica já veio esclarecer que mantém o IP na sua posse e que vai rectificar a situação em breve.

Alpha Protocol dever passado ao lado de muita gente no seu lançamento em 2010, pelo menos dada a sua popularidade algo baixa. Ainda assim, foi mais uma excelente RPG da Obsidian que misturava também elementos de acção furtiva e espionagem. Talvez o seu maior problema fossem os bugs que ainda hoje persistem. Não deixa de ser um excelente clássico desta produtora.

Comentários

Comentários