
Depois de ter cativado a curiosidade dos fãs, a Valve desmistificou aquilo que chamou de “actualização do tamanho de uma actualização” para o futuro próximo do lendário Team Fortress 2.
Quando um jogo com mais de 16 anos, cujo conteúdo novo não abunda e com uma legião de fãs dedicados lê um um anúncio público de uma grande actualização e “algo mais”, é perfeitamente normal que fique entusiasmado, partindo para a especulação e abrindo a sua lista de desejos para o mundo (leia-se “para os fóruns da Valve”). De facto, nada foi realmente prometido mas já sabem como são estes jogadores inveterados e fãs da franquia.
Ao que parece, algo escapou aos radares da maioria. É que, neste mesmo anúncio, a Valve explicou que esta actualização seria composta por criações dos fãs, cujas submissões estariam no ar até 1 de Maio deste ano. Ou seja, o conteúdo não seria criado pela produtora original, mas esta escolheria de mods públicos uma selecção para compor a sua actualização. Mas, enfim, pouca gente deu importância a este detalhe, quando as palavras eram tão encorajadoras.
O que aconteceu depois foi a tal avalanche de reacções, inclusive com uma inundação de desejos e pedidos nos fóruns e páginas dedicadas ao jogo. A reacção foi de tal forma exagerada, que a Valve foi obrigada a mudar a mensagem para minimizar a especulação descontrolada. Esta alteração foi “à ninja”, sem qualquer tipo de informação pública ou esclarecimento.
Na mensagem original, a infame frase “actualização do tamanho de actualização” foi trocada para “actualização do tamanho de uma actualização de festividades” (“Holiday Size“), aludindo para um daqueles últimos updates de eventos como o de Halloween em Outubro passado. Também removeu outra frase que acrescentava “e sabe-se lá o que mais”, algo que levou os fãs a especular ainda mais por coisas ainda mais rocambolescas.
Esta alteração sub-reptícia não passou despercebida ao fãs, obviamente. A reacção geral foi de desapontamento, isto sem que a Valve sequer tenha prometido rigorosamente nada. Entre acusações de “hype” intencional e “falta há promessa” há de tudo nas redes sociais.
Recordamos novamente que desde Dezembro a Valve disponibilizou publicamente a ferramenta Vscript para a comunidade de modding. Por isso, nada como incentivar a criação desse conteúdo público e “premiá-lo” com uma actualização oficial. É algo já visto noutros lados e, assim, garante que o jogo continua a receber conteúdo, sem que a produção tenha de realmente criá-lo.