Afinal a Bloober Team não está a trabalhar em Silent Hill… por agora

14

Quando se soube da nova parceria entre a produtora de The Medium e Layers of Fear com a Konami, todos pensaram o mesmo: Silent Hill! Contudo, a Bloober Team veio esclarecer que, afinal, não é esse o seu novo projecto. Pelo menos, não agora.

No rescaldo do anúncio desta parceria estratégica entre as duas empresas, os rumores aceleraram novamente, até mesmo com um documento que falava em vários novos projectos da Bloober Team, todos com nome de código, que poderiam estar associados a Silent Hill. As teorias foram alastrando.

Porque devem ter recebido imensos pedidos de esclarecimento, a produtora não podia deixar isto arrastar-se. Finalmente, em resposta ao site IGN, os rumores caíram por terra. Tomasz Gawlikowski, CMO do estúdio Polaco, esclareceu quais são os projectos reais em curso, deixando bem claro que nenhum deles se relaciona com Silent Hill.

“H20” é um projecto antigo relacionado com a sua franquia Layers of Fear. “Dum Spiro” é um projecto de jogo de terror passado da Segunda Guerra Mundial, entretanto parece que foi colocado de lado. Já o projecto “Black”, um estranho conceito passado na Idade Média com extraterrestres, estará ainda em produção mas já muito diferente do conceito original e ainda longe no futuro.

Ainda existem outros dois jogos em projecto, um em produção e outro em pré-produção. Ambos, segundo Gawlikowski, serão maiores que The Medium mas “nenhum dos dois é baseado nos temas ou premissas que circularam online nos últimos dias”. Ou seja, nada de Silent Hill.

Embora seja um golpe nos rumores recentes, isto não significa que a Konami não possa um dia dar o leme da franquia à Bloober Team. Este primeiro projecto pode muito bem ser um teste para ver o que o estúdio Polaco consegue fazer. Como já referenciámos, a sua forma de criar jogos parece bastante compatível.

De facto, já se reclama por um novo Silent Hill há muito tempo. Este aparente vazio de ideias não é saudável. E a produtora/editora Nipónica terá todo o interesse que a série regresse, especialmente perante tanta reclamação dos fãs. Acreditamos que o seu regresso acontecerá em breve. Agora, falta saber quando.