Actualizações da PS3 e PSVita geram restrições na PSN

ps31

Em meados do ano passado, a Sony decidiu que iria encerrar o acesso à loja PlayStation nas consolas PlayStation Portable, PlayStation Vita e PS3. Apesar de um recuo, parece que as restrições chegaram finalmente.

Duas actualizações oficiais de firmware para as duas consolas vieram restringir o uso da PS Store nestas consolas. Na PlayStation Vita foi lançada a actualização 3.74. Quanto à PS3, a actualização é a 4.89. Em ambas, Sony remove a criação de novas contas ou a gestão de contas actuais da PlayStation Network. Além disso, é necessário adicionar uma password de dispositivo para segurança acrescida.

Para quem pense que pode optar por não actualizar as consolas, a Sony informa que a actualização é obrigatória e no caso de não a fazerem as consolas perdem a capacidade de navegar, comprar ou descarregar jogos na PS Store, além de perderem funcionalidades online nos jogos.

É, claramente, o inevitável “início do fim” de vida anunciado para duas consolas veneráveis que representaram uma era inesquecível de hardware e videojogos. No caso da PS3, foi uma das consolas mais populares de sempre, só suplantada pela sua sucessora.

A PS Vita, por seu lado foi bem menos popular em comparação. Contudo, foi, ainda assim, um conceito de portabilidade robusto, com um “miolo” de qualidade invejável. Na nossa opinião, só perdeu terreno porque as produtoras não apostaram muito no conceito e a concorrência de consolas portáteis não deu tréguas.

Por agora, as duas consolas continuarão com suporte e com acesso à PSN. A intenção de cortar a ligação à loja avançada no ano passado terá sido apenas adiada, especialmente por causa do clamor dos utilizadores.

Comentários

Comentários