Actualização Xbox traz o browser Microsoft Edge às consolas

28

Uma nova actualizaçaõ de firmware, comum às consolas Xbox One e Xbox Series X|S, tem como principal novidade um novo browser de navegação na internet. Trata-se de uma versão adaptada do robusto Microsoft Edge.

Anteriormente conhecido como Project Spartan, esta é a segunda geração do browser dedicado da Microsoft, originalmente criado para o Windows 10, sendo baseado no motor Blink da tecnologia Chromium. É ainda hoje um dos mais rápidos e versáteis browsers da Web, fazendo mesmo frente ao “rei” Google Chrome.

Com este novo browser, as consolas recebem um novo boost na navegação web, muito próximo à experiência do PC. É também possível partilhar favoritos e bookmarks (via conta Microsoft), entre outras vantagens. A principal novidade, porém, é a velocidade geral reconhecida deste programa.

E não nos podemos esquecer que (até ver se a Microsoft tem outras ideias) os jogadores passam a ter acesso a serviços baseados em browsers e compatíveis com o Edge. Ou seja, com este novo browser o jogadores poderão usar serviços de terceiros como o Google Stadia ou o Discord, entre outros.

Além do Edge, pouco mais há para ver de novo nesta actualização. Aquelas novidades interessantes já anunciadas e disponíveis no programa Xbox Insider, como o dashboard em 4K, ainda não chegarão aos utilizadores comuns nesta leva. Temos uma opção para “Jogar mais tarde” no Xbox Game Pass para listar jogos que queremos experimentar e nada mais.