Actualização do Windows 10 traz medida anti-batota

windows10hero

Todos os que possuem um computador com o sistema operativo Windows 10 estão habituados a receber actualizações sazonais com importantes novidades. A actualização de Outono, porém, traz só uma novidade digna de destaque para os jogadores de PC.

Chamada de Fall Creators Update a actualização traz consigo o suporte para dispositivos de realidade mista (headsets com capacidade de usar realidade virtual e aumentada), um nova ferramenta social chamada de MyPeople, expansão das capacidades da Cortana, mais medidas de segurança, melhor suporte para dispositivos móveis, ampliação de capacidades do OneDrive, entre outras novidades de utilização e interface.

Contudo, há também novidades para os jogadores. Além de uma nova app chamada de Xbox Networking, que permite verificar o estado da rede e assinalar dificuldades na NAT ou na velocidade da ligação e de uma importante nova capacidade de visualização de gráficos de utilização do GPU, há uma medida de protecção que pretende, segundo a Microsoft, combater os batoteiros.

Trata-se de uma protecção chamada de TruePlay, que fornece ferramentas para os produtores de jogos protegerem as suas criações. Basicamente, a tecnologia potege os jogos por dar aos jogadores um acesso protegido aos ficheiros que não permite aceder ao código base do jogo. É através desse código base que os crackers conseguem criar os chamados “trainers”, por exemplo.

Além disso, essa funcionalidade também tem a capacidade de monitorizar sessões de jogos, assinalando comportamento irregular dos jogadores. Depois de dado o alerta do TruePlay, a informação é passada para os produtores que depois poderão ajustar o seu software para inibir as ditas batotas.

Cabe aos produtores optarem por integrar as funcionalidades do TruePlay nos seus títulos, na totalidade ou em apenas algumas secções ou modos de jogo. Também os jogadores podem activar ou desactivar esta aplicação no Windows 10, embora nesse caso possam ficar inibidos de jogar certas partes dos jogos.

A aplicação já está disponível para os produtores e criadores de software que sejam compatíveis com a UWP (Universal Windows Platform). Poderão já haver jogos ou aplicações com esta protecção activada, embora ainda não tenha havido nenhuma confirmação oficial.

Comentários

Comentários