Actualização para Red Dead Redemption 2 traz melhor performance no PC

28

Uma nova actualização foi lançada para Red Dead Redemption 2. Embora o jogo não seja propriamente recente, é, ainda assim, um título exigente no PC. Graças à implementação da tecnologia Nvidia DLSS, porém, a performance foi melhorada.

Segundo a Nvidia, todos os jogadores que corram o jogo num PC equipado com uma placa gráfica GeForce RTX (da série 2000 ou 3000), poderão esperar melhorias na performance até 45%. Esta percentagem, obviamente, varia bastante consoante o hardware presente e outras condicionantes.

Ainda assim, a Nvidia fala de 60fps na resolução 1080p usando o preset de qualidade “ultra” em “qualquer placa da série RTX”. Noutros exemplos mais concretos, se tiverem uma RTX 3060Ti com uma resolução de 1440p e usarem o preset “ultra”, podem esperar fps acima dos 60. Se a resolução for 4K com uma RTX 3070 ou superior, também em preset “ultra”, atingirão igualmente os 60 fps.

Mas, para este “boost” acontecer, notem, terão de actualizar o jogo (óbvio!) e depois activar a opção de usar o Nvidia DLSS. Esta estará presente no menu de opções de gráficos nas definições e, obviamente, só notarão a melhoria depois de a activarem uma primeira vez.

DLSS quer dizer Deep Learning Super Sampling e usa um algoritmo de inteligência artificial para melhorar a performance, (alegadamente) sem uma notória perda de qualidade geral. O que faz, na prática, é criar uma resolução dinâmica da imagem, renderizando-a em tempo real, permitindo criar um compromisso entre a qualidade e o rácio de fotogramas por segundo (fps).

Recentemente, a AMD lançou a sua versão desta tecnologia, que funciona de uma forma ligeiramente diferente, o FidelityFX Super Resolution ou FSR. Em ambos os casos, é nas placas gráficas mais antigas que mais se notam as melhorias. Notem que os jogos precisam receber individualmente a devida compatibilidade para estas tecnologias.

Esta actualização foi já lançada para Red Dead Redemption 2 no PC. Coincide com uma actualização de conteúdo para Red Dead Online chamada de “Blood Money“, para realizar assaltos a bancos na versão multi-jogador. Sim, tal como GTA V, este é mais um jogo como serviço da Rockstar Games, ainda hoje bastante popular. Estamos bem longe do seu lançamento atribulado no PC.