Actualização de Star Citizen é uma grande desilusão

star-citizen-2

Os 555 milhões angariados não parecem chegar para Chris Roberts entregar a sua visão. Uma vez mais, uma promessa de algo grande para Star Citizen acabou por se tornar mais uma desilusão para juntar à colecção.

Na passada sexta-feira, uma nova actualização de título prometeu mais um novo patamar de conteúdo para o mero esqueleto de jogo que a Cloud Imperium entrega há anos a quem “paga para ver”. Entre outras enormes promessas, a nova actualização Alpha 3.18 era “a próxima grande etapa” para Star Citizen, trazendo “carreiras imersivas, localizações fantásticas, jogabilidade excitante”.

Contudo, a maior das promessas era “a chave para a verdadeira persistência em jogo”, uma das “maiores tarefas em busca de um universo vivo”. Ou seja, a fórmula engendrada pela CIG para que itens permanecessem em jogo depois da personagem morrer ou que a carga tivesse real massa e objectos ao ser transportada nas naves. Sim, até agora os jogadores lidam com “permadeath” e carga invisível.

Sem surpresa, isto gerou grande expectativa e os jogadores lá reinstalaram o seu pior investimento financeiro das suas vidas em busca de algo que se parecesse com um jogo. Como seria de esperar, nada do prometido aconteceu. Aliás, ninguém consegue mesmo atestar se algo do género do que foi listado foi realmente implementado, porque poucos são os que conseguem ligar-se e os demais não conseguem fazer grande coisa.

Não só muitos jogadores estão inibidos de entrar no jogo (desde sexta-feira), vários outros conseguem entrar mas enfrentam diversos erros de ligação e quebras. A situação parecia suavizada no Domingo, mas ontem voltou a piorar e o jogo foi completamente colocado offline. À hora desta notícia, já é possível fazer ligação mas os problemas são persistentes e alguns jogadores continuam inibidos de se ligar aos servidores.

Quatro dias depois, nada de update. Pior, o tal jogo que os fãs fingem que existe e que investiram para “testar” na sua fase Alpha, não está sequer disponível, pelo menos para uma boa parte dos jogadores. Uma vez mais, os fóruns de Star Citizen estão repletos de desapontamento, desta vez não só pelo conceito geral do projecto mas também porque nem o conseguem jogar. Isto, até que alguém na CIG “modere” os comentários para algo mais “agradável”. Resta o seu subReddit onde parece haver mais “democracia”.

Mesmo quem já consegue realmente entrar em jogo, também não pode gritar de alegria. Um jogador constatou que não consegue interagir com nada em jogo, nem mesmo os controlos da sua própria nave. Outro reporta que nem consegue chamar a sua nave, ficando retido na base inicial. Ainda outro reporta que está constantemente a ver o jogo “crashar”. Enfim, nada para ver, na realidade, não parece que se esteja a perder grande coisa.

Que um jogo tenha dificuldades no dia de lançamento, não é anormal e é bastante comum nos dias que correm, especialmente com piratas informáticos oportunistas. Ainda por cima em jogos inteiramente online e com universos persistentes. Mas, esta é só mais uma gota de água num oceano de dúvidas, protestos, frustração e desilusão para quem mergulha (leia-se: “investe”) no sonho de Chris Roberts.

Ainda agora estamos a perguntar porque é que a produção decidiu lançar uma actualização de tão grande envergadura e alcance, capaz de criar problemas não profundos e bloquear jogadores do acesso… na véspera de um fim-de-semana… Bom, considerando o jogo que é e de quem veio, até nem é assim tão inesperado.

E é óbvio que do projecto paralelo Squadron 42… nada…

Comentários

Comentários