Actualização de perfomance nos jogos já disponível no Windows 10

51

Certamente recordam a nossa notícia dos problemas de performance em jogos no sistema operativo Windows 10 e a consequente promessa da Microsoft que os resolveria em breve. Pois bem, a actualização foi já lançada e já há feedback de alguns jogadores.

A actualização KB5004296, curiosamente, faz ainda parte das actualizações de Julho, sendo uma compilação de actualizações acumulativas para as versões 2004, 20H2 e 21H1 do Win 10. A principal função é trazer um pacote de correcções de bugs, melhorias de funcionalidades e corrigir os tais problemas de performance em jogos. Não tem em si nenhuma actualização de segurança.

Esta actualização é facultativa, surgindo em antecipação à actualização maior de Agosto. Ou seja, é uma espécie de “hotfix” ou previsão dessa próxima versão e não uma actualização automática ou obrigatória. Por isso, terão de ir à aplicação do Windows Update e carregar no botão “Procurar Actualizações” para que consigam instalá-la.

O problema estava relacionado com a interferência do chamado “Modo de Jogo” com os planos de energia do Windows. Algumas soluções temporárias resolveram a questão a alguns jogadores, mas não todos. A solução definitiva foi anunciada para a versão 21H2 do Windows 10, só que não havia ainda previsão para a mesma chegar. Felizmente, a Microsoft antecipou esta correcção.

As perspectivas, até agora são positivas. Ainda não há muito feedback dos utilizadores mas nos fóruns da especialidade já há comentários que o problema parece resolvido para quem ainda tinha quebras de performance, enquanto que outros utilizadores precisam de fazer mais testes, mostrando-se, ainda assim, animados. Veremos nos próximos dias se temos o problema resolvido.