Actualização 1.05 parece ter piorado Final Fantasy XV na PS4 Pro

2917045-finalfantasy15_e32015_20150610_v1thumb

Conforme anunciámos ontem, uma actualização para Final Fantasy XV trouxe algumas novidades, mas a maior promessa era uma nova optimização para PlayStation 4 Pro. Depois de um arranque algo tremido em termos de performance, as coisas não parecem ter melhorado depois desta actualização.

Convenhamos que nos dias que correm criar um jogo de mundo aberto acarreta alguns riscos, mas é bem mais possível em consolas graças à mais recente capacidade de processamento. A PS4 Pro é, indiscutivelmente, a consola mais potente do mercado e muitos jogos tiram proveito do seu Hardware mais musculado.

Por esse motivo, não era muito lógico que FF XV tivesse tantas dificuldades de manter performance na nova consola da Sony. Apesar de ter dois modos distintos, um para melhor qualidade visual, mas pior performance de fotogramas por segundo e um outro a puxar os 1080p para próximo dos 60FPS, o título nunca fez jus ao poder da PS4 Pro.

Com a actualização de ontem, parecia que os problemas de optimização seria resolvidos, mas não foi isso que a Digital Foundry encontrou nos testes que efectuou com a actualização 1.05 instalada.

O novo modo Lite, pelos vistos, é altamente instável, oscilando entre 30 a 50FPS nunca atingindo os anunciados 60 FPS, excepto quando a personagem olha para o chão. O pior são as quebras inexplicáveis de fotogramas no modo Cinemático que dão a ideia de estar a correr ainda pior que os anunciados 30FPS.

Nem é preciso nenhum teste da DF para chegarmos a esta conclusão. Desde que instalámos a actualização 1.05, tivemos de desligar o HDR e correr sempre em modo Lite, degradando um pouco a qualidade do jogo. Isto para que em zonas de área aberta o jogo não se ressentisse tanto.

Esta não é uma questão relacionada com o Hardware. Outros jogos como Horizon: Zero Dawn por exemplo, usam mundos igualmente abertos e talvez até mais complexos. Esta parece ser mais uma questão de optimização de um jogo construído ao longo de 10 anos e transitando entre plataformas. A PS4 Pro já deu provas de ser capaz de boas performances em jogos recentes e até com jogos mais antigos, graças ao mítico “boost mode”. Nova actualização a caminho?

Comentários

Comentários