Actores de Voz em Videojogos vão entrar em Greve

David-Hayter-Voice-Recording-Metal-Gear-Solid-4

Pode parecer uma notícia sem importância, mas não é. Muita da qualidade dos videojogos modernos surge das vozes emprestadas de actores dedicados ao ofício do chamado Voice Acting, além de outros actores de outros meios, convidados para o efeito. Assim, a concretizar-se a greve prevista, alguns dos melhores jogos actuais e futuros poderão ser afectados.

Famosos actores como Jennifer Hale (Mass Effect), David Hayter (Metal Gear Solid), Elias Toufexis (Deus Ex) ou Ashly Burch (Borderlands 2) e muitos outros, estão a apoiar uma potencial greve à sua actividade convocada pelo sindicato SAG-AFTRA. Em causa estão a falta de Royalties pelas suas performances, falta de apoio em cenas mais exigentes que causem stress à voz dos actores e em sessões de captura de movimentos e a exigência de maior transparência nas negociações contratuais.

A concretizar-se esta greve, porque muitas vezes as convocações de greves servem apenas para chamada de atenção das entidades e iniciar um novo processo de diálogo, será uma situação sem precedentes e que porá em causa prazos e viabilidade de alguns projectos de videojogos em curso. A data marcada para o início da greve é já 5 de Outubro deste ano e prolongar-se-á até que as empresas em causa entrem em negociações com o sindicato. Veremos como a indústria vai reagir se alguns videojogos ficarem prejudicados em prazos de produção e datas de lançamento.

Comentários

Comentários