O que aconteceu com Spintires no Steam foi sabotagem?

spintires

Para quem não conhece, Spintires é um simulador de condução todo-o-terreno com veículos pesados. Não é propriamente um título muito conhecido, mas tem a sua legião de fãs. Acontece que recentemente o jogo tem sido alvo de imensa crítica, tendo culminado da remoção temporária do mesmo das vendas da plataforma Steam. O que se passou?

Desde há já algum tempo que o jogo tem recebido algumas análises negativas no Steam, alegando que o jogo possui cada vez mais erros constantes e de assinalável gravidade. A produção parece que leva demasiado tempo para resolver os problemas encontrados e quando o faz, não os resolve completamente. Não seria uma situação inédita para um jogo em Early Access, mas Spintires fará em Junho dois anos de vida. A situação agravou-se quando nestes dias a própria editora e produtora Oovee Game Studios removeu o jogo das vendas do Steam. Embora, entretanto, o jogo já tenha regressado às vendas na sua página de produto, a dúvida sobre o que aconteceu permanece.

Segundo o site Rock Paper Shotgun tudo leva a crer que houve sabotagem interna. E não estamos a falar de algum dissidente, mas do próprio criador e produtor do jogo Pavel Zagrebelnyj. Parece que uma peleja interna no seio da Oovee estava a decorrer. No cerne estará uma desavença por questões financeiras reclamadas por Zagrebelnyj.

Os problemas técnicos agravaram há alguns dias e perante o impasse da produção em resolvê-los, deixou a comunidade apreensiva. Crashes, partes do jogo que deixam de funcionar e outros bugs e erros, levaram a breves pesquisas no código do jogo onde foram descobertos vestígios do que podem ser “timebombs” (erros deliberados enterrados no código e que se activam após algum tempo) com datas específicas. Ou seja, alguém com conhecimento do código do jogo terá lançado uma ou outra actualização com instruções maliciosas de modo a danificar o jogo para os jogadores. Estaria o título sequestrado por alguém que intencionalmente o danificou e não pretendia corrigi-lo?

Se esta alegação soa a estapafúrdia, talvez seja bom recordar umas palavras do próprio programador. Zagrebelnyj chegou a responder ao site Eurogamer dizendo que “[a Oovee] deve-me uma quantidade enorme de dinheiro, de acordo com o nosso contrato. Não tenho qualquer margem de manobra porque o meu entendimento judicial é zero. Não tenho um contacto significativo com a Oovee há meses (talvez um ano)”. Com isto, teria o produtor sequestrado o jogo com código malicioso para tentar reaver o seu dinheiro? Muitos passaram a acreditar nesta conspiração.

Perante esta acusação, Zagrebelnyj falou com o site Gamasutra repudiando as acusações e alegando que “jamais faria algo do género para afectar os jogadores!”. “De facto,” acrescenta, “eu faço o melhor que posso para garantir que o jogo só traga prazer a quem o joga”. Então o que dizer dos erros persistentes e sem aparente solução de Spintires? Pavel diz que se devem a uma programação anti-pirataria embutida no código do jogo. Este, alegadamente, activa-se periodicamente para verificar a integridade do mesmo mas, citamos, “tinha problemas que não foram resolvidos a tempo por causa da falta de comunicação com a Oovee”. Se o produtor sabia do erro, porque não o corrigiu? E um produtor precisa ser avisado pela empresa do mau funcionamento do seu próprio jogo e quando tem o fórum repleto de queixas do jogadores?

A Oovee, entretanto, reagiu tanto às alegações de Zagrebelnyj como às teorias de conspiração da comunidade. A sua primeira acção foi remover o jogo das vendas do Steam. Depois disso, prontamente esclareceu que o produtor tinha recebido “o que está no seu contrato”. Além disso, negou quaisquer rumores de sabotagem, num breve comunicado no seu fórum oficial, acrescentando que uma solução estava a ser testada e iria ser colocada online em breve. Essa solução, pelos vistos está já implementada e o jogo foi colocado novamente à venda.

Será que os rumores eram mesmo infundados? Nem todos ficam convencidos pelas palavras do produtor e da sua empresa. Para a história fica um enredo digno de um videojogo por si só e uma péssima imagem para toda a produção. O jogo Spintires, esse, é que sofre, já para não falar do descontentamento geral da comunidade que gastou dinheiro e tem de assistir a estes desenlaces.

Comentários

Comentários