A Valve e a sua consola SteamBox

1279

A Valve tem em mente um conceito totalmente diferente para a sua “consola”. Ao contrário das consolas tradicionais que têm um hardware específico e definitivo, a Valve pretende “angariar” o maior número possível de fabricantes e oferecer estes computadores/consolas em vários formatos, modelos e preços, incluindo a sua própria versão e tudo indica que será apresentada este ano!

O primeiro protótipo, criado pela fabricante Xi3 e intitulado de Piston, é um dos casos de sucesso do KickStarter, muito devido à ajuda da própria Valve e num curto espaço de tempo foram capazes de produzir alguns protótipos para mostrar na CES. Este Mini-PC foi criado com a plataforma Steam em mente, mais especificamente com a funcionalidade Big Picture.

Piston é a versão única dos PCs modulares X7A, o que está no seu interior ainda é uma incógnita, mas se o Piston derivar do modelo topo de gama da fabricante Xi3 terá no seu interior um CPU Quad-core, possibilidate de ter um máximo de 8GB de memória RAM DDR3 e suporte até 3 monitores, mas aviso mais uma vez, que não se sabe ainda o que está no interior do Piston, a fabricante estava muito cautelosa e deixará essa informação para mais tarde.

O mais interessante, na minha opinião, é o tamanho reduzido deste Mini-PC. A Motherboard é dividida em três partes distintas e organizadas em formato de cubo para torná-lo pequeno o suficiente para caber na palma da mão. Cada uma destas três partes pode ser trocada para melhor desempenho e para acompanhar as inovações que vierem no futuro. O grande problema aqui é o preço que não é nada simpático, e começa nos 999,00 dólares.
Mas toda esta informação é ainda sobre a Piston, ainda teremos muitos mais SteamBoxes a serem produzidas por terceiros e ainda uma oficial pela Valve, portanto ainda há muitas novidades a surgir nos próximos meses. Fiquem atentos!