A Razer apresenta novidades na CES 2021

81

A Razer é conhecida por apresentar bons conceitos na feira Consumer Electronics Show, que acontece todos os anos por esta altura nos EUA. Este ano não foi excepção e na CES21, mesmo com o evento inteiramente digital, a marca das cobras manteve o ritmo.

Neste ano, a marca das cobras mostrou que está cada vez mais ligadas ao “life style” de gamer, bem além de uma mera produtora de periféricos para jogar. Neste ano, apresentou uma máscara inteligente capaz de filtrar 95% das partículas, uma cadeira gaming com um ecrã incorporado de 60″ e novos modelos da gama Razer Blade.

Começando pelo conceito da máscara, a Razer Hazel. A marca garante estar a desenvolver este modelo com uma equipa de especialistas para se certificar que corresponde aos critérios sanitários das autoridades. O seu aspecto, como podem ver, é bastante futurista, com um revestimento de plástico reciclado, à prova de água e de riscos. Nem a iluminação com LEDs falta… mas, já lá vamos.

A razão para esta máscara ser transparente, segundo a fabricante, é para permitir a leitura dos lábios e mostrar expressões faciais durante as conversas. Os módulos circulares que se pode ver na fotografia, servem para ventilação, filtrando o ar que entra e que sai. A Razer garante que no final será capaz de filtrar 95% das partículas e estes filtros bacterianos podem ser trocados. E não se preocupem com prazos, a própria máscara notificará o seu utilizador quando será o momento ideal para fazer a troca.

Tal como a maioria dos produtos da Razer, a máscara conta ainda com iluminação LED RGB via da tecnologia Razer Chroma. As luzes acendem em torno dos respiradores com a cor desejada e há ainda uma luz interior que acende automaticamente em ambientes mais escuros. E quando não estamos a usar a máscara, a caixa de transporte é também uma doca de carregamento e esterilizador com luzes ultravioleta.

O outro destaque vai para o chamado Project Brooklyn, uma cadeira com design transformável e um ecrã de 60 polegadas. Neste momento ainda se encontra em fase de desenvolvimento, mas os detalhes partilhados são bastante interessantes.

Esta “simples” cadeira é, basicamente, uma estação de entretenimento construída com fibra de carbono. Conta com uma ergonomia acima da média, surround ajustável, base para braços moldável, módulos para feedback háptico em locais estratégicos da cadeira e, claro, luzes RGB com tecnologia Chroma da Razer. O seu ecrã OLED incorporado pode ainda ser recolhido no encosto da cadeira quando não está a ser utilizado.

Ainda não há previsão de lançamento destes produtos nem o seu preço. Recordamos que ainda são projectos em desenvolvimento, devendo ser considerados apenas como conceitos. Ainda assim, já podem visitar o site oficial do Project Hazel e do Project Brooklyn.

Por fim, os novos modelos de computadores portáteis, Razer Blade. Em 2021 a Razer vai aproveitar para lançar mais novos modelos que incluem novas placas gráficas mobile da tecnologia Nvidia GeForce RTX 3000, tal como já tínhamos avançado. A grande novidade nestes dois novos portáteis é que finalmente teremos a capacidade de correr jogos e aplicações a 240Hz na resolução 1440p.

Ao todo, a Razer espera lançar oito modelos de portáteis ao longo do ano, tendo para já mostrado já dois. A empresa espera lançar três modelos de entrada com as RTX 3060 e RTX 3070 e cinco modelos avançados com as RTX 3070 e RTX 3080. Em termos de design, a Razer irá manter o mesmo aspecto geral desta linha de produtos, sem grandes alterações. Contudo, no seu interior as coisas serão bem mais robustas.

Continuarão a usar processadores Intel Core i7 da 10ª geração, variando depois na quantidade de RAM, armazenamento e, claro, na dimensão do chassis e do ecrã. E, sim, como já dissemos, finalmente teremos ecrãs de resolução 1440p com taxas de refrescamento mais altas, até 240Hz, graças aos seus novos ecrãs QHD.

Se estiverem interessados em algum modelo, a Razer irá iniciar as pré-encomendas no final deste mês. Fiquem atentos ao site oficial a partir do dia 26, onde terão mais informação de preços e disponibilidade, assim como descrições dos vários modelos à venda.