74 milhões jogam Minecraft

this-is-minecraft_4834805_lrg

O emblemático jogo de mundo aberto da Mojang surgiu há quase oito anos. No entanto, a sua idade não o impede de ainda bater uns quantos recordes. Há outros jogos bem sucedidos, mas poucos conseguem fazer frente ao lendário Minecraft.

À partida, uma avaliação superficial deste jogo parece destruí-lo por completo. Poderíamos dizer que este tem mecânicas simplistas, tem um grafismo e modelos de muito baixa resolução, não tem uma história concreta para seguir, pode ser francamente frustrante em alguns momentos e não parece ter um fim definido. Contudo, o que falta aqui como catalisador é o incrível vício que proporciona a milhões de jogadores em todo o mundo.

Desde que foi lançado em 2011, o jogo já vendeu mais de 144 milhões de cópias nas suas várias plataformas. Inicialmente para PC/Mac, no ano seguinte também no Xbox 360 e dois anos depois na PlayStation 3. Hoje está disponível na PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox One, Switch e 3DS, sem esquecer as várias versões para dispositivos móveis. Por isso, não é de estranhar a sua popularidade.

De acordo com os dados mais recentes, apenas Tetris é considerado o jogo mais vendido de sempre com os seus impressionantes 170 milhões de unidades vendidas, igualmente também em várias plataformas, incluindo Arcadas. A seguir a Minecraft, está o incontornável Grand Theft Auto V com 85 milhões de unidades vendidas, neste caso apenas no PC e consolas.

Além de confirmar os números das vendas, os tais 144 milhões, a nova directora do estúdio Sueco, Helen Chiang, revelou numa entrevista ao site PopSugar que no passado mês de Dezembro registaram 74 milhões de jogadores simultâneos. Este foi um novo recorde de sempre para o jogo. Atrás estes dados, Chiang avança que podem estar “as actualizações do jogo ou a chegada de novos jogadores à volta do mundo”.

Estas estatísticas acumulam das diversas plataformas num jogo francamente popular e para todas as idades. Só para terem uma ideia, os jogos do momento Playerunknown’s Battlegrounds (3 milhões) e Fornite (2 milhões) juntos nem a metade chegam do número de jogadores activos registados pela Mojang só em Dezembro passado.

Por isso, quando vos perguntarem que jogo é o mais bem sucedido do momento, digam que é a aquele jogo em que tudo é “quadrado” e cujo objectivo é construir “cenas”. Obviamente que Minecraft é muito mais que isto, tendo já uma legião de fãs a trabalhar em mods e em muitas ferramentas e outros extras.

 

 

Comentários

Comentários