7 milhões já jogaram Overwatch e alguns foram banidos

overwatch2-1462387304112_large

O shooter do momento é mesmo Overwatch da Blizzard. O famoso jogo de acção na primeira pessoa está nas bocas do mundo e a sua popularidade traduz-se em 7 milhões de jogadores activos anunciados pela produção. Infelizmente, alguns destes já foram afastados do jogo.

Se bem se recordam, a beta aberta para este jogo já tinha batido recordes. Entretanto, o jogo final caminha a passos largos para se tornar num dos mais populares de sempre. Combinados, estes 7 milhões de jogadores gastaram 119 milhões de horas desde o lançamento, com 11 milhões de Payloads a chegar ao destino e 326 milhões de mudanças de herói em cada uma das sessões registadas.

Mike Morhaime, co-fundador e CEO da Blizzard disse que estava grato pela “paixão e entusiasmo de todos”, desde os “jogadores da Blizzard, fãs de FPS e pessoas que nunca tinham jogado um jogo assim”. São realmente estatísticas que podem deixar a Blizzard com orgulho, mas nem todos tiveram uma conduta digna de estar incluídos nestes números.

Apesar dos melhores esforços da produção em proteger o jogo, alguns usuários decidiram enveredar pelo caminho da batota e do hacking para subir na hierarquia das fileiras do jogo. Desde há muitos anos que a Blizzard é famosa por “deixar cair a espada da punição” sem dó nem piedade sobre os batoteiros. Overwatch, obviamente, não foi excepção.

Ontem a Blizzard anunciou que um número ainda indeterminado de jogadores foi literalmente banido de usar o jogo quando ficou provado que usaram de batota para evoluir. Além de estar atenta a “programas de batota” e outras violações dos termos de serviço, a empresa até pede activamente que todas as suspeitas de jogadores batoteiros sejam reportadas num endereço próprio de email.

Alguns banimentos até poderão ser temporários, mas para alguns parecem permanentes. Segundo o site PC Gamer, há relatos de jogadores que chegam a comprar novamente o jogo duas ou mais vezes, apagando personagens e contas anteriores e que, mesmo assim, acabam novamente banidos. A Blizzard está atenta a IPs, Mac Adresses, IDs, versões de sistemas operativos e até truques de VPNs sem dar qualquer hipótese aos que tentam dar a volta ao banimento.

Será caso para tanto zelo? É justo que um jogador compre mais que uma cópia do jogo e seja banido em todas elas? A resposta é difícil. Por um lado, talvez o banimento fosse mais justo à conta e não ao utilizador, por outro, nada faz crer que o prevaricador não repita a batota numa nova conta.

Acima de tudo, a Blizzard protege os seus títulos e não permite injustiças em jogo, ainda para mais num jogo tão equilibrado e que depende tanto a perícia dos jogadores. Pelos 7 milhões que se entregaram ao título e gastam tantas horas de jogo, são banidos os que não sabem cumprir as regras ou não possuem perícia para o jogar como deve ser, ao lado dos outros.

Comentários

Comentários