2000 jogos de MS-DOS que podes jogar hoje gratuitamente

classicosdos-internetarchive

Lembram-se daqueles pequenos jogos que cabiam em disquetes (que é isso, sabem?) que eram capazes de nos agarrar durante horas a fio? Não haviam gráficos tridimensionais de elevado realismo, nem animações com captura de movimentos. Muitos desses jogos eram básicos mas incrivelmente viciantes. Pegávamos nas disquetes, ou tínhamos um luxuoso disco-rígido de uns alucinantes 10 megabytes, olhávamos para a listagem de directorias no MS-DOS e digitávamos o nosso alvo: Primeiro a directoria, “C:\CD MICRO”, depois o ficheiro executável “MICRO”…

…e começávamos a jogar aquele jogo fantástico da Codemasters. Neste caso, o Micro-Machines.

É engraçado como isto não foi assim há tanto tempo. Sabemos que a tecnologia evolui quando piscamos os olhos e o mesmo se aplica ao poder de processamento que, por consequência, nos traz jogos cada vez mais realistas que tiram partido de complicados cálculos para simular a física. Coisas que às vezes até nem nos lembramos que existem no dia-a-dia.

Quando me estreei neste mundos dos jogos, com o meu velhinho 486 DX2, os meus primeiros jogos corriam pelas tais disquetes com uns incríveis 1,44MB de espaço. Algumas delas estavam cheias de jogos como Paratrooper e Alley Cat, noutras tinham aqueles que passava a maior parte do tempo como o Prince of Persia e Micro-Machines.

Hoje, graças ao Internet Archive, estes jogos podem ser jogados directamente no nosso browser de forma legal e sem instalar qualquer tipo de plug-in, tal como aconteceu com os jogos de arcadas.
Desta forma, dependendo da idade, podemos revisitar a nossa infância ou, se não for o caso, descobrir aqueles jogos que nos divertiam durante dias, numa altura que a Internet ainda não era falada no dia-a-dia, nem estava ao alcance do nosso bolso.

São mais de 2000 jogos que podem experimentar já hoje. O emulador ainda está em testes e alguns jogos não estão configurados da melhor maneira. Mas dêem uma vista de olhos e divirtam-se.

Fonte: Internet Archive

Comentários

Comentários