O Razer Tetra é a prova que nem sempre precisamos de auscultadores de vanguarda para jogar. Trata-se de um headset single-ear, ultra-leve e com um microfone de qualidade profissional. É o periférico ideal para jogadores que pretendem tirar proveito do seu sistema de som instalado em casa e ao mesmo tempo estar em comunicação com a sua equipa. 

Com a sua ligação analógica, feita através de uma tomada jack de 3,5mm, torna este Tetra compatíveis com qualquer plataforma seja ela PlayStation 4, Xbox One, Switch, PC ou dispositivos móveis. Qualquer que seja a vossa plataforma de eleição, poderão usá-lo para comunicar por voz em jogo ou numa aplicação e até para chamadas telefónicas.

No entanto, não esperem surround magnífico cheio de graves, obviamente. Para isso, a Razer tem toda uma gama de produtos de elevadíssima qualidade, como os Razer Kraken ou Razer Thresher, que já analisámos, isto só para nomear alguns dos vários modelos.O principal foco deste periférico é a transmissão de voz.

É por isso que o som transmitido é de um só canal (chamado “mono”) e fica encarregue apenas de entregar a voz dos colegas de equipa com a necessária nitidez. O seu microfone monodireccional (a designação correcta é “cardióide”) está ajustado para uma frequência específica da voz humana, aumentando consideravelmente a nitidez da transmissão e reduzindo os ruídos externos vindos do ambiente. Adicionalmente, faz-se acompanhar por uma esponja circular, que serve tanto de protecção contra ruídos e vibrações, mas também contra os sopros da boca.

Uma vantagem de um sistema tão simples, é o conforto. A Razer sabe como facilmente perdemos a noção das horas a jogar. Como tal, este headset foi projectado para longas sessões de jogo, com os seus levíssimos 70 gramas, o ideal para uma experiência confortável e sem interrupções. O seu design é também reversível, podendo ser usados em ambos os lados da cabeça. E o arco superior permite um ajuste perfeito, evitando um aperto desconfortável da cabeça ou alguma pressão no ouvido. Tudo fica apoiado por uma almofada de tecido em napa sintética recheada de espuma macia.

A minha única preocupação neste headset está precisamente neste tecido que reveste o auricular. Já em outras ocasiões vimos como este material sintético é tão volátil e propenso a destruir-se em pouco tempo. Aqui na redacção temos algumas experiências negativas com este material em outros modelos. Com as horas de jogo em que testámos o Razer Tetra esta situação não aconteceu, obviamente. Contudo, não deixo de demonstrar a minha preocupação. Até porque não será o último dispositivo concebido com esta napa.

Outro pormenor que dou particular atenção, é a possibilidade de controlar o volume de maneira simples e fácil. Ainda nos lembramos das primeiras versões do Razer Kraken onde tínhamos de usar os atalhos do teclado para podermos controlar o volume. Felizmente a Razer deu-nos ouvidos (não só a nós, obviamente) e já inclui um simples controlo remoto, acessível no próprio cabo. Deixa-nos controlar o volume do microfone e com um simples toque, é até possível desligá-lo por completo.

Nos testes que realizei em jogo, o Razer Tetra mostrou-se bastante eficaz em filtrar ruídos externos, deixando só passar alguns sons mais contínuos como o ruído de ventiladores ou algo semelhante. Mesmo assim, cumpriu sempre o objectivo de nos tornar claros na transmissão, sem que o som fosse demasiado intrusivo para quem nos ouvia e sem afectar a recepção das comunicações. Cheguei mesmo a “esquecer-me” deles na cabeça, tão habituado que estou a auscultadores mais pesados.

Obviamente há aqui uma questão inultrapassável. A da divisão de sinal. Convém que o vosso sistema consiga separar o som do jogo do das comunicações. Nas consolas, isto é perfeitamente possível, mas devem confirmar se o vosso PC ou dispositivo móvel consegue fazer isto. Não só pela ausência de um segundo auscultador, mas também porque este não é talhado para grandes capacidades sonoras, não o devem usar para o som do próprio jogo.

Veredicto

O headset Razer Tetra cumpre o seu propósito de forma simples e eficaz. É um dispositivo para comunicar, compatível com a maioria das plataformas devido à sua ligação analógica. Com um valor simpático a rondar os 30€, torna-se a solução perfeita para as comunicações por voz, principalmente para os jogadores que jogam frequentemente online e querem tirar partido de outros sistema de som que têm em casa.