WASD-Razer-Kraken-7

Análise: Razer Kraken 7.1 Chroma

O som de um jogo é tão importante como a sua história ou até os seus gráficos. Ele é responsável pela imersão, por nos colocar no meio da acção e por nos fazer sentir que estamos em Kyrat ou em Los Santos.

Com isso em mente, a Razer tem vindo a aperfeiçoar a fórmula de sucesso dos seus auscultadores Kraken para criar um produto com qualidade acima da média. O resultado está aqui nos novos Kraken 7.1 Chroma
A linha Kraken tem vindo a evoluir ao longo dos anos. Começaram por ser um modelo simples sem microfone e, para a versão seguinte, os Pro, foi adicionado um microfone e a possibilidade de se “fecharem” para um melhor transporte.

A seguir, chegaram os 7.1 com todas as melhorias anteriores e ainda o som surround. Agora, temos connosco os Kraken 7.1 Chroma. Em termos de especificações, são exactamente iguais aos 7.1, mas com a possibilidade de trocar as luzes para a cor que nós quisermos, entre 16 milhões de cores possíveis.

Em termos de design, tem sido o mesmo desde o primeiro modelo. Na minha opinião, o plástico podia ser mais resistente. Contudo, não fiz nenhum teste radical à sua durabilidade e resistência, mas a ideia que dá ao manusear é que poderão partir-se facilmente se caírem ao chão. De qualquer das formas, os auscultadores são para estarem sossegados nas nossas orelhas e nesse aspecto os Kraken diferenciam-se das outra marcas, porque o ponto de pressão fica exactamente nas orelhas em si e não nas têmporas, como é habitual. Isto ainda aliado ao facto de estarem revestidos com napa e com uma esponja bastante mole, torna-os ideais para quem usa óculos não fazendo, por isso, qualquer tipo de pressão nas hastes.

Na bandolete, temos o logótipo da Razer e, na parte inferior, temos um revestimento feito com um tecido perfurado que permite a passagem do ar. O que quero dizer com isto é que para pessoas que têm menos cabelo, como eu, o ar passa e evita que o calor acumule e cause desconforto ao longo de várias horas de uso.

O fio de 2 metros é revestido de nylon para evitar que se entrelace e possui na ponta apenas uma ficha USB, o que pode não agradar muito aos audiófilos. O meu contra vai para o facto de não existir qualquer controlo de volume. Podia estar no fio, para maior acessibilidade, ou até nos auscultadores em si, como acontece com os SteelSeries Syberia Elite. Desta forma, quem não possui um teclado com teclas multimédia, terá de ir às opções do jogo ou, no pior caso, directamente ao sistema operativo para controlar o volume.

Em termos de qualidade de som, como já referi anteriormente, os Kraken estão noutro patamar em termos de qualidade. Já testámos excelentes auscultadores aqui no WASD, mas este modelo destaca-se pelo seu excelente isolamento e conforto, dois pontos muitos importantes para quem quer tirar partido de um bom som, seja num jogo, numa música ou num filme.

Quando ligados, fornecem som em estéreo com excelentes graves, mas é com o software Razer Synapse que o Kraken fica à solta. Som surround 7.1 virtualizado, configurações à medida, equalizador personalizável, enfim… vamos dedicar um parágrafo só ao software mais à frente.

O microfone presente nos auscultadores tem uma qualidade sem igual, é super nítido e não tem qualquer tipo de ruído para quem nos ouve. Possui ainda um botão na ponta para desligar/ligar quando necessário, com um LED indicador do estado actual na ponta.

Para tirar total partido dos Kraken é importante instalar o software Razer Synapse. Com ele podem calibrar o Surround, definir todas as vossas opções de som e ainda trocar a cor dos LEDs para umas das 16 milhões de cores possíveis. Melhor ainda é o facto de ser possível registar as opções com diferentes perfis que, quando estão activos, mudam imediatamente para o que foi configurado anteriormente. É possível, ainda, atribuir estes perfis a um jogo que, quando é aberto, activa automaticamente o seu perfil.
É importante informar-vos, visto que a na caixa não o diz, que este modelo é compatível com a PlayStation 4. No entanto há que ter atenção: o efeito surround não funciona na consola da Sony.

Veredicto

Os Razer Kraken possuem um design simples mas muito atractivo, sobretudo com as luzes ligadas. Tenho receio que o plástico usado seja frágil e não seja muito resistente a possíveis acidentes. Também não têm nenhum controlador de volume integrado o que, na pior das hipóteses, implica que terão de ir ao vosso sistema operativo para controlar o volume. Fora estes dois pontos, os Kraken são uns auscultadores que eu recomendo a todas as pessoas porque a experiência de jogo vai mudar imenso. Por outras palavras, posso mesmo dizer que estes auscultadores passarão a ser uma referência para as próximas análises.

  • MarcaRazer
  • ModeloKraken 7.1 Chroma
  • Lançamento2014
  • PlataformasMac, PC, PS4
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Qualidade do plástico
  • Ausência de controlo de volume integrado

Comentários