razer-deathstalker-3

Análise: Razer Deathstalker Expert

DeathStalker é uma nova linha de teclados da líder de venda de acessórios para jogos: a Razer. Esta nova linha vem substituir os antigos Lycosa com três novos teclados: Essential, Expert e Elite. Vamos analisar o modelo intermédio, o Expert, mas não podemos deixar de partilhar um parágrafo sobre a ambiciosa versão Elite.

Este teclado, ao qual a Razer chamou de DeathStalker Elite, vem equipado com um ecrã multi-touch na zona onde normalmente encontramos o teclado numérico. Sobre esse mesmo ecrã, existem ainda 10 teclas onde é possível personalizar o símbolo, como se de um pequeno ecrã se tratasse. Claro, tanta tecnologia num só teclado faz o seu preço subir, tornando-o pouco apelativo, no entanto, estamos aqui para analisar a versão Expert, mais acessível. 

O Expert, pode não ter o ecrã multi-touch, mas tem todas as outras características: Anti-Ghost, possibilidade de criar Macros, retro-iluminação e uma excelente ergonomia.

Quando falamos em teclados, pensamos imediatamente em jogos e, se forem como nós, quando a mão está em descanso sobre as teclas, está sempre na posição do WASD. Seja como for, o teclado é mais do que isso. Acreditem ou não, serve também para escrever e neste ponto devo dizer que o DeathStalker não é ideal para essas tarefas do quotidiano.
A pressão das teclas é muito boa, o Anti-ghost – que explicarei mais à frente – funciona muito bem, mas dei por mim a enganar-me vezes sem conta, a escrever letras repetidas e a colocar espaços duplos. Isto, já para não falar na ausência de layout em Português. Mas, se realmente o que mais gostas é de jogar e não estás minimamente interessado na escrita e nas tarefas do quotidiano, então continua a ler, porque vais gostar das habilidades deste teclado.

Comecemos pelo seu design. O DeathStalker usa as típicas cores da Razer, com a famosa retro-iluminação a verde. A cor do chassis em preto mate, contrasta com o preto brilhante do descanso para os pulsos, dando-lhe um aspecto sofisticado. O teclado usa o formato das teclas em chiclete e cada uma delas possui uma espessura de 2mm. Desta forma a Razer garante que o tempo de resposta é menor e mais preciso, reagindo mais depressa a todas as situações.

Em termos de funcionalidades, todos os DeathStalkers possuem Anti-ghost até dez teclas. Mas o que quer afinal isto dizer?
O ghosting nos teclados é um problema comum. Quando um determinado limite, normalmente 3 teclas, é pressionado em simultâneo, as restantes deixam de aparecer, tornando-se fantasmas (em inglês “ghost”). As teclas estão pressionadas mas, simplesmente, não são assumidas. Isto num jogo pode ser problemático. Por exemplo, imaginem-se num jogo de condução. A luz fica verde, carregam no acelerador e no nitro ao mesmo tempo, enquanto tentam desviar-se dos restantes adversários. Aqui o ghosting pode tornar-se complicado porque um destes comandos não é assumido por causa do limitado número de teclas simultâneas que alguns teclados permitem. Com isso em mente, a Razer fez questão de conceber o seu anti-ghost até 10 teclas, para que não percam a oportunidade de chegar ao primeiro lugar.

Como qualquer periférico de gaming, também o Deathstalker é capaz de usar macros, mas com a grande diferença de poderem ser gravadas em qualquer tecla e sem qualquer software adicional. Contudo, com o uso do software Razer Synapse, tudo se torna mais simples. E com a ajuda da Cloud, para onde vão as definições salvas dos vossos periféricos, estes estão sempre sincronizados. Para gravar Macros, sem a ajuda do software, têm de activar a tecla de macro que começa a piscar, a partir daqui pressionam a combinação de teclas que desejam e terminam com o mesmo atalho de macro. O LED fica permanente e só precisam de indicar a tecla que ficará encarregue da vossa combinação (macro).

Outra funcionalidade deste teclado Razer é o modo “Game”. Quando activado, as teclas de Windows, Alt+Tab e Alt+F4, ficam desactivadas para que não aconteçam acidentes enquanto jogam. Esta funcionalidade pode ser ligada e desligada através de um atalho no teclado.

O preço sugerido para este acessório, ronda os 79,99€, o que pode afastar alguns mais cépticos em relação à sua qualidade, mas lembrem-se do anti-ghost, da rápida reacção e da atribuição de macros a qualquer tecla que desejarem. Se dão uso a tudo isto, este é o teclado ideal, mas se forem jogadores casuais e que também precisam de escrever no computador, então este teclado não é para vocês.

Veredicto

A verdade é que Razer Deathstalker não é o melhor teclado que passou aqui pelo WASD, mas foi o que mais gostámos. Para jogar é o teclado ideal, é cómodo, silencioso e o tempo de resposta é excepcional. Contudo, o preço pode levar algumas pessoas a recuar na sua decisão. No entanto, se decidirem correr esse risco, ficarão certamente bem servidos.

  • MarcaRazer
  • ModeloDeathstalker Expert
  • Lançamento2013
  • Plataformas
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Preço
  • Não é ideal para tarefas do quotidiano
  • Falta o layout em PT

Comentários