Entrevista a João Paquete – criador de Scrabbis

3183

Para inaugurar a nossa secção de entrevistas, contactámos o João Paquete, criador do jogo Scrabbis para iPhone/iPod para uma possível entrevista ao qual se mostrou logo disponível para ser o primeiro entrevistado do WASD

João Paquete tem 37 anos, é Analista programador no seu dia-a-dia e em Julho de 2009 colocou o seu jogo Scrabbis na appStore, um jogo simpático que junta dois modelos de jogos que nos é bastante familiar – Tetris e Scrabble.

Antes de fazermos perguntas relacionadas com o jogo, vamos conhecer um pouco do background de João, para tentar descobrir como surgiu o seu gosto pelos jogos.

Ivo PereiraComo estás João? És amante de videojogos há muito tempo?
João Paquete: 
Olá Ivo, antes de mais queria dar-te os parabéns pela iniciativa do novo site. Desejo-te muitos hits :). Sim joguei muito quando era mais novo, mas agora acho que me da mais gozo fazer os jogos do que jogá-los!…

Ivo: Tiveste alguma consola na tua infância?
João: 
O famigerado ZX Spectrum claro, naqueles dias havia um universo à espera de ser explorado. Tudo estava ainda no início. Os jogos eram simples e viciantes tal como eu gosto!

IvoA ideia de Scrabbis, embora simples, é bastante original. Como é  que surgiu a ideia?
JoãoTinha estalado a febre do iPhone, a app store ainda só tinha umas 50.000 apps e resolvi que tinha de fazer algo. Forcei-me a olhar para um papel em branco durante horas a fio até surgir algo que fosse simples e original.

IvoTrabalhaste sozinho no jogo?
João: Na programação e concepção sim, nos gráficos contei com a ajuda de um designer.

IvoQuanto tempo demorou a dar vida a Scrabbis?
João: Cerca de seis meses desde a ideia até a publicação na app store. Demorou mais porque tive de aprender uma linguagem e ambiente de programação completamente novo para mim na altura.

IvoO jogo tem 5 idiomas diferentes, quantas palavras existem no total?
João: Cerca de 10.000 palavras.

IvoComo “coleccionaste” tantas palavras?
João: A net é uma fonte inesgotável. Consultei tabelas de frequencia linguistica nas várias linguas.

Ivo: Tiveste algum tipo de complicação para colocar o jogo na AppStore ou foi logo aceite pela Apple?
João: O jogo foi logo aceite, demorou apenas uma semana. Antes demorei algum tempo a reunir todos os prerequisitos para poder publicar a app para venda. Tive que tirar o número de contribuinte dos EUA !

IvoJá sei que está a ser criado uma nova versão de Scrabbis com outros modos de jogo, queres falar-nos do jogo?
João: Tenho sempre muitos projectos na cabeça e esse é um deles. Quero aproximar mais o Scrabbis ao Tetris actual.

IvoExiste alguma data de lançamento?
João: Not yet :)

IvoPara além do Scrabbis, estás a pensar criar outro jogo ?
João: Como disse, tenho sempre muitas ideias na cabeça, o bottleneck não é a criatividade mas sim o tempo disponível que não é muito…. Tenho sempre um determinado gosto pelos jogos retro do tempo do spectrum e outras consolas antigas. Gostava de converter uns quantos para a plataforma iPhone.

Ivo: Para concluir, gostava de te perguntar o que achas do futuro dos dispositivos da Apple?
João: Neste momento não existe nada que lhes faça sombra. Revolucionaram totalmente o mercado smart phones a ponto de serem a referencia. Vão também fazer mossa no mercado das consolas portáteis (já fazem!…).
Queremos desde já agradecer a disponibilidade e interesse do João em nos conceder esta entrevista.