Top 10 jogos para relaxar nestes dias

56

Agora que milhões de pessoas estão em casa sem poder sair à rua para a sua rotina diária normal, o entretenimento é a melhor arma contra a apatia e aborrecimento. Jogar pode ser o melhor remédio nestes dias. Mas, quais jogos serão os mais adequados?

Claro que tudo depende do estado de espírito de cada um. Há quem prefira algo mais mexido, mesmo que não seja propriamente relaxante. Contudo, mesmo esses terão momentos que precisam descomprimir, sobretudo se os problemas lá fora são graves e dentro de casa os residentes também não dão tréguas. Para estes casos, compilámos um conjunto de jogos que achamos serem perfeitos para ficar confortável e desfrutar.

Estas são as nossas sugestões. Embora sejam listadas como um “Top 10“, na verdade não há aqui uma ordem de preferência propriamente dita, sendo variável entre cada um. Há muitos outros jogos que ficaram de fora, tentando que o critério fosse focado em jogos que claramente relaxem, mesmo que tenham alguns momentos mais mexidos ou desafiantes pelo meio. E esta é a nossa lista.

10. Flower

O conceito é bastante simples, de um jogo que nasceu na velhinha PS3 e ainda perdura como uma das obras de arte desta indústria. Basicamente, controlamos os ventos e sopramos pétalas de flores para restaurar a natureza e trazer as cores de volta a um mundo sombrio. A recompensa está no espectáculo visual que se desenrola, trazendo também uma importante mensagem ecológica pelo meio.

9. House Flipper

Parece que os programas televisivos de renovação de casas estão na ordem do dia. Por isso, este jogo ganhou uma certa dose de protagonismo. Comprem uma casa abandonada ou destruída, reparem, redesenhem, decorem tudo e vendam-na por lucro. Alternativamente, podem aceitar trabalhos de reparação ou de decoração em casas alheias, numa experiência que fica mais completa com uma expansão para os jardins. Não é para todos, é certo, mas quem gosta destas coisas encontrará aqui algo bastante relaxante.

8. PC Building Simulator

OK, o mundo da informática pode ser um tanto complicado e stressante. Mas, neste jogo, o objectivo é gerir uma pequena loja de informática e reparar ou construir PCs com as melhores peças do mercado, mediante orçamento limitado. Não querem este desafio acrescido? Simples, entrem no modo de construção livre e deem largas à imaginação no PC de sonho que gostariam de ter. E não precisam especular os preços das peças online!

7. Universe Sandbox

Esta é uma simulação do Universo inteiro, não propriamente um jogo. Poderão ver modelos realistas de vários sistemas solares com os respectivos planetas, até mesmo de galáxias distantes. Também é possível simular grandes mudanças de órbitas e até mesmo eventos catastróficos, com físicas bastante realistas. Contudo, é a viagem espacial, embalada pela música ambiente que fazem deste um título bastante relaxante, além de claramente ser uma interessante ferramenta didática.

6. Euro Truck Simulator 2/American Truck Simulator

Trabalhar na estrada é uma profissão dura. Mas, no ambiente virtual é uma relaxante experiência de entretenimento. Como a próxima entrada nesta lista, este simulador convida-nos a ficar largos minutos a conduzir uma máquina, dando-nos imensa distração, permitindo-nos “escapar” para locais distantes, na segurança do nosso lar. A diferença aqui, é que há qualquer coisa de relaxante no ruído do motor e na imagem “parada” da estrada. Liguem o rádio na vossa estação preferida e o problemas ficam para trás.

5. X-Plane 11

Voar é o sonho de muitos. Há muitos simuladores de voo por aí, mas X-Plane 11 é capaz de ser dos melhores. Esqueçam os combates e as armas destrutivas, este é um simulador de voo civil que até nos ensina a voar a sério com um tutorial robusto. Seja a fazer longas rotas comerciais ou pequenos voos a baixa altitude, a diversão é garantida, tanto para quem gosta de procedimentos realistas ou pelo puro desejo de voar. E, se quiserem, até podem pedir aí a alguém em casa para fazer de assistente de bordo e trazer um cafézinho…

4. The Hunter: Call of the Wild

Tem armas, mas não é um jogo de acção propriamente dito. Caçar pode ser algo que nem todos apreciam, talvez fruto de uma objecção compreensível a matar animais. Mas, essa é uma discussão para outro momento. O que é fantástico neste jogo são as incríveis paisagens repletas de vida e realismo. Andamos horas a fio pelos mapas, por vezes esquecendo a caça e só deambulando pelas florestas, savanas, estepes ou montanhas. O cuidado visual e sonoro, transportam-nos para estas bonitas áreas à volta do mundo.

3. No Man’s Sky

Longe vão os tempos da polémica em torno deste jogo. A produção redimiu-se e tem vindo a trazer um excelente título de exploração espacial, com alguns desafios pelo meio. Só que o que é mais interessante neste jogo para quem procura relaxar, é a componente de exploração de novos planetas, catalogando novas espécies, angariando recursos e construindo bases. Até há pouco tempo, tudo isto era profundamente solitário, mas agora já temos amigos para se juntarem a nós. E como nos apetecia agora colonizar outro planeta…

2. Planet Zoo

Poderia colocar aqui qualquer outro jogo de construção e gestão de espaços de diversão. Mas, este jogo, mesmo dando alguns problemas para resolver pelo meio, é uma excelente ferramenta para descontrair. Quantos de nós cresceram a ver programas de vida selvagem na TV? Agora podem desfrutar desses animais exóticos, apreciando comportamentos e necessidades, ao mesmo tempo que gerimos os visitantes e criamos o zoo perfeito. Pode ser algo complexo amiúde mas, de um modo geral, é bastante “zen”.

1. Minecraft

Sim, Minecraft tem uma enorme comunidade de jogadores que preferem jogá-lo de forma competitiva. Neste caso, porém, quero realçar o modo sandbox deste jogo. Aqui, o limite é a vossa imaginação. Já vimos palácios, maquinaria complexa, recriações de cidades inteiras, enfim, agora não há a desculpa de não terem tempo para algo mais elaborado. E ainda podem convidar amigos para vos ajudar na vossa visão. Há um motivo para este ser um dos jogos mais populares de sempre.