WASD comemora 12 anos

28

O nosso décimo segundo aniversário é muito especial. O WASD comemora neste ano doze anos de muitas notícias, muitas análises e muita opinião, consolidando-se como a referência para milhares de jogadores.

Todos os anos tentamos escrever aqui algo que seja igualmente um resumo dos anos passados, ao mesmo tempo que tentamos perspectivar o que aí vem no horizonte. Nunca é fácil, ainda por cima nos dias que correm, com tantas incertezas e notícias tristes, algumas de arrepiar.

Contudo, aqui vai…

Quisemos sempre que o WASD fosse um local de pura reflexão sobre os jogos e a sua indústria. Fugimos sempre aos estereótipos, aos rumores repescados, às notícias sensacionalistas e aos grandes chavões. Desde sempre também fomos independentes e isentos, nunca tomando lados ou partidos, muito menos nos demos a divisões.

Talvez por isso, ainda aqui estamos, doze anos depois. Olhamos em volta e é notório que se contam pelos dedos das mãos os sites que nos acompanharam ao longo deste tempo e que ainda subsistem ao nosso lado. Temos orgulho deste feito, orgulho também deles que, connosco, nunca desistiram da nossa língua e desta comunidade.

Mas, acima de tudo, orgulhamo-nos de vos ter como audiência, vocês os nossos visitantes e amigos, os que nos apoiam quando precisamos mas também nos criticam quando tem de ser. Também temos uma palavra de apreço aos que nos patrocinam e dão o devido suporte, os meios de distribuição e divulgação, as empresas de comunicação e, claro, as marcas.

Recordamos que o WASD não tem fins lucrativos. Existimos por persistência, carolice, uma grande dose de loucura e, claro, amor por tudo isto que criámos. É um eufemismo dizer que tudo o que aqui vêem, bom ou mau, simples ou elaborado, superficial ou exaustivo, “é feito por gamers para gamers”. Lembrem-se disso, fazemos porque queremos que nos visitem, queremos ser uma voz independente e um reduto.

Esperemos que nos continuem a visitar por mais uns 12 ou mais anos. Por mais que o mundo dê voltas, por mais que, por vezes, a dúvida se instale, o receio domine, podem crer que o WASD continuará por aqui a falar de mundos de fantasia e onde tudo é possível e onde podemos recuperar um savegame e começar de novo.