Vencedores dos The Game Awards 2022

43

Podemos sempre discordar dos resultados mas, uma coisa é certa: os The Game Awards 2022 premeiam o que de melhor se fez nesta indústria de videojogos neste ano. E esta é a muito esperada lista de vencedores.

Nas várias categorias, houve poucas surpresas, embora não possamos concordar com todos os escolhidos. Este foi um ano muito peculiar a nível de lançamentos, pelo que o número de jogos realmente bons nas categorias não era abundante, parecendo que alguns nomeados estavam lá apenas para “preencher” a lista.

O grande vencedor da noite foi, de facto, Elden Ring, tendo levado o galardão máximo da noite. Contudo não foi mesmo o jogo mais premiado, sendo esse título dado a God of War: Ragnarök, com seis galardões. A seguir, veio sim, o jogo da FromSoftware com quatro prémios. É discutível qual o jogo mais reconhecido, se o mais premiado ou o que leva o cobiçado galardão GOTY. Fica ao critério de cada um.

Não podemos concordar com a atribuição de melhor jogo de acção ir para Bayonetta 3, quando tivemos óptimos jogos multi-plataforma neste género. Também é difícil que o melhor multi-jogador seja Splatoon 3. E não nos digam que o melhor jogo de estratégia é Mario + Rabbids. O que se passa com estes prémios? A Nintendo “pagou” para receber galardões?

Enfim, concorde-se ou não, estes são os prémios anuais dos TGA 2022:

Jogo do Ano

Melhor Direcção

  • Elden Ring (FromSoftware / Bandai Namco Entertainment)

Melhor Narrativa

  • God of War Ragnarok (Santa Monica Studio / Sony Interactive Entertainment)

Melhor Direcção de Arte

  • Elden Ring (FromSoftware / Bandai Namco Entertainment)

Melhor Banda-Sonora

  • God of War Ragnarok (Bear McCreary, Compositor)

Melhor Design de Áudio

  • God of War Ragnarok (Santa Monica Studio / Sony Interactive Entertainment)

Melhor Performance

  • Christopher Judge (Como “Kratos” em God of War Ragnarok)

Jogos com Impacto

Melhor Jogo em Continuidade

Melhor Indie

  • STRAY (BlueTwelve Studio / Annapurna Interactive)

Melhor Jogo Mobile

  • MARVEL SNAP (Second Dinner Studios / Nuverse)

Melhor Suporte da Comunidade

  • Final Fantasy XIV (Creative Business Unit III / Square Enix)

Inovação em Acessibilidade

  • God of War Ragnarok (Santa Monica Studio / Sony Interactive Entertainment)

Melhor Realidade Virtual/Aumentada

Melhor Jogo de Acção

Melhor Jogo de Acção/Aventura

  • God of War Ragnarok (Santa Monica Studio / Sony Interactive Entertainment)

Melhor RPG

  • Elden Ring (FromSoftware / Bandai Namco Entertainment)

Melhor Jogo de Luta

Melhor Jogo Familiar

Melhor Simulação/Estratégia

  • Mario + Rabbids Sparks of Hope (Ubisoft Milan / Ubisoft Paris / Ubisoft)

Melhor Jogo de Desporto/Corridas

  • Gran Turismo 7 (Polyphony Digital / Sony Interactive Entertainment)

Melhor Multi-Jogador

  • Splatoon 3 (Nintendo EPD / Nintendo)

Melhor Estreia Indie

  • STRAY (BlueTwelve Studio / Annapurna Interactive)

Melhor Adaptação (TV/Cinema)

  • Arcane: League of Legends (Fortiche / Riot Games / Netflix)

Jogo Mais Antecipado

Concordam com os vencedores? Recordamos que esta votação foi feita pelo público ao longo de várias semanas. Contudo, as nomeações foram feitas por um júri de elementos compostos por jornalistas e “influencers” à volta do mundo. Um júri que, curiosamente, não inclui Portugal, já agora.

Esta noite não foi composta apenas por prémios, já agora. Tivemos também muitos anúncios de novos jogos e outras novidades de videojogos no futuro próximo. Por isso, temos um outro artigo que devem seguir para ficar a par destas novidades.