Top 10 – Veículos Icónicos de Videojogos

57

Velozes, surreais, por vezes impossíveis, o mundo dos videojogos está pejado de veículos memoráveis que se tornaram quase tão inesquecíveis como os heróis e vilões que os conduzem. Recordamos alguns com este Top 10.

Nesta lista quisemos falar de veículos terrestres apenas, deixando de lado veículos aéreos ou marítimos. Estamos a falar de carros de estrada, bólides de competição, veículos de combate ou, simplesmente, automóveis que jamais iremos esquecer. Há sempre a situação em que a jogabilidade não é a melhor mas os carros destacaram-se ou em que os veículos são opcionais mas escolhemos sempre os mesmos. Há também momentos em que simplesmente foram a imagem de marca de uma franquia, tornando-se quase uma personagem dos jogos em que figuraram. Os motivos para aqui estarem, são diversos, mas esta garagem faria inveja a qualquer um.

10. Quartz Regalia – Final Fantasy XV

O nome deste carro é mesmo apropriado. É mesmo pertencente à realeza, digno de um Rei. É essa, aliás, a sua história em jogo, usado pelo príncipe Noctis e os seus companheiros na sua aventura por Eos. Curiosamente, antes do lançamento deste jogo, algumas promoções apresentavam um modelo concebido pela Audi. Algo aconteceu, porém, e acabámos por ganhar este lindíssimo descapotável de dimensões impossíveis, personalizável e cheio de carisma.

9. The Green Sabre – GTA: San Andreas

De entre todos os veículos deste jogo e até da franquia GTA, este será o veículo mais icónico. É oferecido ao protagonista Carl pelo seu irmão Sweet, como uma recompensa pela missão mais importante até então. O carro em si é perfeitamente banal dentro do jogo, é a porção de enredo em que surge que o torna inesquecível. Este foi o mesmo carro que levou meliantes a assassinar a mãe de Carl, que o fez perceber que os seus “amigos” não eram quem pareciam e esteve lá na devida vingança.

8. Ferrari Testarossa Spider – Outrun

Podem recriar Outrun as vezes que quiserem. Mas, jamais removam o mítico Ferrari do centro da acção. Este veículo vermelho descapotável a alta velocidade foi um ícone dos jogos de arcada e inspirou várias outras séries posteriores, criando um género de condução único. Curiosamente, este modelo de carro é dos mais raros de sempre da Ferrari. Só existe um exemplar de um Testarossa Spider, é prateado e foi oferecido ao patrão da FIAT na altura do lançamento do jogo, Gianni Agnelli.

7. Sweet Tooth – Twisted Metal

Quem diria que uma carrinha de gelados poderia ter tanto carisma? Há algum tempo que esperamos o regresso de Twisted Metal e não há meio da franquia renascer. Resta-nos as memórias deste veículo mítico do infame palhaço Needles Kane, armado até aos dentes a desancar os demais veículos. Haviam mais automóveis insanos para escolher nestes jogos mas quem é que queria saber? A fama desta carrinha levou até mesmo a recriações na vida real… talvez sem lança-foguetes funcionais.

6. M35 Mako – Mass Effect

Ok, a relação dos fãs com o Mako de Mass Effect nem sempre foi a melhor. A Bioware lá foi melhorando os seus controlos mas o seu problema, na verdade, eram as missões que fazíamos e não tanto a condução ou combate. Este foi, mesmo assim, um veículo memorável, quase tanto como a própria nave Normandy. Seis rodas gigantes, capaz de saltos consideráveis e um canhão no topo. Quem nos dera conduzir este veloz blindado até às compras de fim-de-semana. Quem ousava riscá-lo?

5. Batmobile – Batman: Arkham Knight

O jogo teve os seus defeitos, o carro também. Mas, esta foi a primeira vez que um jogo nos deu o volante do lendário veículo do Cavaleiro das Trevas. Não só é rápido, como é blindado, tem imenso equipamento para o combate ao crime e ainda consegue saltar pelos telhados, tornando-se facilmente um sonho de carro para qualquer um. Surgiu numa altura em que a Rocksteady se quis despedir em beleza da trilogia, conseguindo, pelo menos, que jamais esqueçamos este carro.

4. Suzuki Escudo “Pikes Peak” – Gran Turismo

A fama deste carro não foi bem ganha pelo seu aspecto. Com uma asa impossivelmente gigante e um design bastante arcaico, talvez passassem ao lado deste carro no jogo, não fosse um singelo pormenor: era (só) o carro mais rápido de todos. Depois de angariar milhares de créditos para o comprar, com a mecânica devidamente ajustada, tínhamos um carro com mais de 1700cv de potência, uma tracção “colada” à estrada, recordista em qualquer pista. Quem é que pode esquecer isto?

3. BMW M3 GTR E46 – Need For Speed: Most Wanted

Não é (de longe) o melhor carro neste jogo, nem sequer está no top dos mais potentes. Mas, este clássico branco e azul tornou-se num ícone desta série. É, aliás, curioso ver que tantas vezes os jogadores o tentam recriar na série NFS e em outros jogos. Outros carros tornaram-se clássicos nesta série, mas este é dos mais conhecidos, até porque figura na capa de um dos NFS mais populares de todos os tempos. E mesmo sendo um modelo clássico da BMW, tem um aspecto inesquecível.

2. Go-Kart – Mario Kart

De todos os veículos nesta lista, este será o mais pequeno, menos vistoso, menos realista e, se calhar até o mais lento de todos. Dificilmente seria um veículo prático fora de pista, servindo talvez para diversão e pouco mais. Contudo, é a peça central de uma das franquias mais famosas de sempre, um veículo capaz de gerar horas de diversão e até de criar guerras familiares relacionadas com cascas de banana. É um caso sério de um veículo simples mas verdadeiramente icónico.

1. M12 FAV “Warthog” – Halo

Incontornável. O jipe todo-o-terreno de combate da UNSC acompanha a história de Master Chief desde a sua origem, criando um ícone transversal, que ainda hoje achamos ser dos maiores ícones desta indústria. Mais popular que o Warthog nesta série, é impossível. Existe em múltiplas versões, ora de simples transporte, ora com várias armas acopladas. Não há muita coisa mais memorável que desancar Covenant a alta velocidade com o canhão automático.