Top 10 – Fatos e armaduras de personagens de jogos

28

A indumentária de um herói ou antagonista é sempre algo indicativo da sua personalidade, do seu lugar no enredo ou até da sua missão. Este nosso top WASD recorda os melhores fatos e armaduras de personagens em jogos.

Ao longo de décadas, a forma como as personagens se vestem tem vindo a inspirar os jogadores, a tal ponto que contribuiu bastante para o fenómeno Cosplay. Heróis ou heroínas, vilões ou vilãs, até mesmo personagens secundárias ou companheiros com um design único, são quase tão importantes como armas ou veículos icónicos.

Por mais que gostemos dos fatos de Spider-Man, Batman ou outros que foram adaptados em videojogo, não vamos aqui incluir personagens cuja origem seja noutro lado (cinema, banda-desenhada, etc). Apenas personagens que nasceram neste universo, mesmo que até tenham sido adaptadas noutro meio.

10. Hazardous Environment Suit – Half-Life

Quando Gordon Freeman coloca o seu fato icónico, percebemos que as ameaças não são apenas de extraterrestres teimosos, mas também de radiação, descargas eléctricas e impactos. Dispõe ainda de um monitorizador de energia e vitalidade, lanterna, contador Geiger, rádio e até um injector de morfina. Desenvolvido como protecção para os cientistas de Black Mesa, acabou por ajudar Freeman a salvar o dia. Seria lógico que trouxesse um capacete, já que os headcrabs atacam a cabeça. Enfim.

9. Nanosuit – Crysis

Desenvolvido para criar o soldado “perfeito”, o nano-fato confere ao soldado no interior habilidades sobre-humanas. Mediante activação, podemos obter invulnerabilidade contra balas e resistência a outros danos, maior velocidade de corrida e saltos ou até invisibilidade temporária. A armadura é simbiótica com o utilizador, guardando mesmo a memória e personalidade dos seus utilizadores. Consegue isso, porque usa nano-tecnologia dos invasores extraterrestres Ceph.

8. Assassin’s Cowl – Assassin’s Creed

A ordem dos assassinos precisa de duas características no “uniforme” dos seus membros: furtividade e letalidade. Os fatos dos assassinos são variados e têm diferentes inspirações ao longo das eras, mas mantém algumas características comuns. A principal é o famoso carapuço que esconde a identidade do seu utilizador. Outra característica é a famosa “hidden blade”, uma faca articulada, escondida na pulseira direita. Pode mudar de cor, forma ou até de design mas é um ícone dos videojogos.

7. N7 Armor – Mass Effect

O Comandante Shepard tem várias armaduras ao longo da trilogia Mass Effect. Há, contudo, uma delas que é absolutamente inesquecível. A lendária armadura da N7, um destacamento de operações especiais, tornou-se das mais emblemáticas de sempre na série. Não possui nenhuma característica especial ou única. Tem, acima de tudo, um óptimo aspecto nas suas variantes, podendo até personalizar as suas cores. Afinal, salvar a galáxia tem ser feito com a devida indumentária.

6. Resource Integration Gear (RIG) – Dead Space

Isto de combater extraterrestres persistentes que gostam de nos assustar a cada canto, exige protecção a sério. A armadura de Isaac, mais conhecida como RIG, é uma peça de engenharia impressionante. Há diversas variantes desta armadura na série, a mais poderosa será a Military Suit, mas a Scorpion será a mais vistosa e ainda aumenta o escudo e o espaço do nosso inventário total. Seja qual for a que vestimos, quando os monstros veem aquelas linhas horizontais do visor, já sabem que têm os dias contados.

5. C.O.G. Armor – Gears of War

Para homem ou mulher, para tempo quente ou frio, para o dia-a-dia de uma sociedade colonizadora e belicista, ideal para qualquer invasão extraterrestre, a armadura oficial da C.O.G. é das mais famosas neste mundo dos videojogos, não apenas por figurar numa série famosa, mas também porque confere aos utilizadores um corpo desproporcional. A fazer lembrar um escafandro à antiga, age como um exoesqueleto completo para proteger de danos e conferir agilidade. O capacete aqui é opcional.

4. Octocamo – Metal Gear Solid

Apresentado em Metal Gear Solid 4, o conceito do fato de Solid Snake é o “santo Graal” dos camuflados militares. Há anos que se procura um padrão de camuflado que seja absolutamente disruptivo com o meio ambiente. Agora imaginem que esse fato altera o padrão instantaneamente onde toca. Esta tecnologia de ponta permite a Snake infiltrar-se de forma mais fácil, sem necessidade de trocar de fato. Pode não ser o mais resistente a danos mas aqui o combate directo não é o foco desta indumentária.

3. Cabelo – Bayonetta

Como assim, o cabelo? Quem nunca jogou os títulos desta famosa bruxa, talvez não saiba que a senhora está… inteiramente nua em jogo. Todo aquele “fato” negro que a cobre é, na verdade, o seu longo cabelo mágico. Isto fica mais evidente em algumas situações em que o cabelo é usado e descobre algumas partes do seu corpo. Então, o que faz este cabelo mágico? Além de agir como escudo contra danos, ainda invoca seres sobrenaturais para a auxiliar. Como será a ida ao cabeleireiro?

2. Mjolnir Powered Assault Armor – Halo

Quando a série Halo foi introduzida e nos apresentou o lendário soldado Spartan John-117, ninguém ficou indiferente à mítica armadura verde. Com a evolução da série, vimos outros Spartan com designs diferentes, mas a Mjolnir de Master-Chief será sempre a mais famosa. Com um HUD táctico integrado, um escudo de danos e intercomunicação directa com Cortana (e não só), é o protótipo da armadura perfeita para combater tudo o que os Covenant nos atirem. Só não a podem tirar… nunca.

1. Power Armor – Fallout

Absolutamente “bad-ass”, já serviu de inspiração para muitos outros jogos e universos. Esta armadura possui algumas variantes no lore de Fallout mas, provavelmente, todos conhecem a da Brotherhood of Steel. Nos vários jogos, ansiamos e batalhamos para arranjar uma, não apenas pela enorme resistência ao dano e à radiação mas também para poder usar armas pesadas e, mediante upgrades, obter habilidades únicas, até voar. Quem não gostaria de enfrentar a Wasteland com este aspecto?