Top – 10 dos jogos mais esperados de 2019

413

Com 2018 para trás, ano que trouxe óptimos jogos, 2019 apresenta-se igualmente frutífero em novos títulos anunciados. Alguns, estão na forja há anos, outros foram uma agradável surpresa de final de ano. Neste Top estão listados pela nossa ordem de expectativa. Resta saber se cumprirão.

Como sempre, listamos jogos num Top, cuja informação já dispomos e que já foram anunciados ou, pelo menos, apontados para 2019. Colocámos de lado os títulos que, claramente, não virão neste ano, como é o caso do próximo The Elder Scrolls ou de Beyond Good & Evil 2.

Mesmo assim, é de notar que algumas datas que mostramos podem sofrer adiamentos e outras nem sequer estão ainda realmente confirmadas. Contudo, todos os jogos aqui listados têm um elevado grau de hype e estamos mesmo ansiosos por jogá-los neste ano. A ordem de importância é dada por nós para a maior curiosidade em conhecer o que aí vem.

Muitos outros jogos serão lançados ao longo do ano, alguns que também geraram enorme curiosidade, nem que seja pela sua ambição. Contudo, estes foram os que despertaram maior interesse por cá. E notarão como a maioria surgirá no primeiro trimestre deste ano. Isto significa que outros grandes jogos ainda poderão ganhar data de lançamento lá mais para meados de 2019. Ou seja, este ano promete!

10. Left Alive

Data de Lançamento – 5 de Março
Plataforma: PlayStation 4

Concordarão que, subtilmente, dá ares a Metal Gear Solid. Este título da Square Enix, inspirado no universo Front Mission, junta Toshifumi Nabeshima, mentor da série Armored Core, Yoji Shinkawa vindo do estúdio por detrás da série Metal Gear, a Kojima Productions e Takayuki Yanase, designer dos mechs da série Ghost in the Shell: Arise e Xenoblade Chronicles X. O resultado é esta “vibe” que já tínhamos saudades, agora que MGS tem outro rumo menos atraente. Estamos curiosos para ver o que aí vem.

9. The Division 2

Data de Lançamento – 15 de Março
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC

Não interessa o passado desta série. Isto, se a Ubisoft souber capitalizar as virtudes e mitigar os defeitos do conceito por detrás de Tom Clancy’s: The Division. Pelo que já foi dado a conhecer, The Division 2 parece voltar a apostar no mesmo género, shooter MMO com elementos RPG mas, esperamos, sem o grind e as lógicas aborrecidas que quebravam tanto o ritmo do primeiro jogo. Como sempre, temos de temperar bem as nossas expectativas com um jogo Ubisoft. Vamos dar o benefício da dúvida.

8. Anthem

Data de Lançamento – 22 de Fevereiro
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC

Tantas, mas tantas, perguntas sobre este jogo. Resta-nos a esperança que a produção volte ao seu brilhante passado da série Mass Effect e adicione uma boa pitada de boas ideias neste novo título. Esta será também uma prova de fogo para a Electronic Arts, a braços com tantos desafios e polémicas nos últimos meses. Este RPG de combate e exploração promete, tendo elementos de acção e ambiente Online, com aquela qualidade familiar da Bioware. Mas, as dúvidas pairam.

7. Metro: Exodus

Data de Lançamento – 15 de Fevereiro
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC

Se o primeiro Metro: 2033 foi inicialmente toldado pelo desconhecimento, talvez pelo facto de ter sido um exclusivo Xbox 360 temporariamente, o seu sucessor Metro: Last Light foi a confirmação que, realmente, é uma série que merece a atenção dos jogadores. Exodus parece ampliar a oferta de combate visceral, com componentes de sobrevivência. O que já vimos é fantástico e parece ter um visual interessante. Os fãs de longa data sabem o que podem esperar daqui.

6. Sekiro: Shadows Die Twice

Data de Lançamento – 22 de Março
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC

É quase um “acontecimento de capa” quando a From Software anuncia um novo jogo. Sekiro pareceu-nos na altura como uma espécie de “resposta directa” a outro Souls-like chamado Nioh. Contudo, com as diversas demonstrações reveladas, vimos algo mais substancial surgir, uma espécie de Bloodborne/Dark Souls com um novo tema e que tem vindo a angariar mais entusiastas. Preparem-se para morrer muito, desta vez de katana em punho.

5. Devil May Cry 5

Data de Lançamento – 8 de Março
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC

Agora que a Capcom está a apostar no renascimento das suas séries de maior sucesso, este é talvez o título mais sonante que nos irá trazer este ano. Convenhamos que a série já teve altos e baixos, mas nunca deixou de pertencer ao panteão dos melhores clássicos do nosso imaginário. Este novo título tem ganas de ser o mais épico da série, apresentando novas ideias que gostámos de ver nas demonstrações que já nos passaram pelas mãos. Agora, queremos o jogo completo, se fazem favor.

4. Days Gone

Data de Lançamento – 26 de Abril
Plataforma: PlayStation 4

Na forja há uns anos, este jogo pode muito bem esgotar a nossa paciência para jogos de sobrevivência com zombies. Este título, porém, apresentou-se sempre com um visual impressionante e muita ambição em ser maior e melhor que qualquer outro título do género. A narrativa também parece interessante e mesmo os zombies não surgem como os tradicionais desmiolados, mas como hordas aterradoras e vorazes. Resta saber se será outra vez adiado.

3. Mortal Kombat 11

Data de Lançamento – 23 de Abril
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC

Foi uma agradável surpresa no final do ano passado. E nem sequer vimos ainda grande coisa do que nos espera em termos de jogabilidade. Contudo, Mortal Kombat é daquelas séries que não podemos deixar passar, com a NetherRealm a tentar ditar “as regras” no que melhor se faz em jogos modernos de combate. Sabemos que será lançado este ano e que, mais próximo da data, haveremos de ter mais informações e imagens em jogo. Mas, só o trailer acima deixa-nos em pulgas. O que será esta nova mecânica de “ressurreição” de Scorpion?

2. The Last of Us: Part II

Data de Lançamento – A anunciar
Plataforma: PlayStation 4

Ok, ok! Não sabemos sequer se será lançado este ano. Mas, se a Naughty Dog cumprir o prometido, este deverá ser mais um colosso a chegar em exclusivo à PS4. A nova história de Ellie parece levar-nos a mais uma viagem emocional e cruel. Se conseguir o mesmo que o primeiro jogo, vai arrebatar-nos. Se for ainda melhor, bom, será jogo do ano, como foi para nós o primeiro TLOU. Mais sombrio e mais visceral, esperamos mesmo que surja em 2019 porque queremos saber o que se passou com Joel.

1. Cyberpunk 2077

Data de Lançamento – A anunciar
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC

Desculpem, mas este é mais um jogo que também não sabemos se chega em 2019. A nossa aposta é que, sim, será mesmo lançado neste ano. O que nos leva a essa conclusão são as demonstrações recentes do estado actual do jogo, parecendo mais um jogo finalizado. Claro que a CD Projekt RED quer criar algo épico. Claro que este título tem de superar a sua incontornável série The Witcher. Estamos confiantes que vai conseguir. Venha ele… neste ano, de preferência.