Simuladores – DCS: Syria Map

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Nos últimos anos, esta região tem sido palco dos conflitos mais intensos. Desde a “eterna” guerra Israelo-Árabe até ao combate ao terrorismo do Daesh, por estes ares já voou muita aeronáutica militar. Finalmente, pela mão da Ugra Media, chega ao DCS World o vasto DCS: Syria Map, que engloba a Síria, Líbano e partes da Turquia, Israel e Iraque.

A anterior experiência da Ugra Media, foi a criar o emblemático mapa da Normandia, um dos primeiros mapas adicionais neste simulador, o primeiro historicamente dedicado à Segunda Guerra Mundial. Nessa altura, o DCS World era ainda um simulador embrionário, longe da qualidade actual e, sem dúvida, do rigor exigido pelos pilotos virtuais e pela própria Eagle Dynamics. Ao longo dos anos, o mapa da Normandia sofreu uma série de melhorias e renovações, nunca tendo, infelizmente, ganho grande popularidade. Talvez tenha sido a sua intenção de ser historicamente correcto, dando zona despidas de pormenores e aeródromos limitados. Contudo, muitos reclamaram alguma imprecisão geográfica, o que, numa área tão conhecida mundialmente, não é muito aceitável. Quando este mapa da Síria foi anunciado, muito se falou da Normandia como um exemplo, no mínimo, mediano. A Ugra Media, porém, queria surpreender os que duvidavam das suas capacidades.

Desde cedo, logo nas primeiras imagens e vídeos de produção, ficou bem claro que este não seria um mapa banal. Depois do lançamento do excepcional DCS: Persian Gulf, o DCS World tinha uma nova fasquia de rigor técnico para seguir. Texturas, objectos, edifícios, elevação de terreno e até efeitos visuais tinham muito mais qualidade neste mapa. Também a Eagle Dynamics mexeu bastante no motor gráfico do DCS, obrigado todos os produtores a remodelar os seus módulos para atender às novas expectativas. Até mesmo o mapa gratuito do Cáucaso gozou de melhorias, seguindo-se os demais mapas (excepto o DCS: Nevada Training and Test Range, que continua a precisar de algum carinho).

E esta não era propriamente uma região fácil de retratar. Do famoso Crescente Fértil do lado do Mar Mediterrâneo, zona extremamente verde e com largas áreas costeiras, até ao deserto que se estende ao norte do Iraque, só a Síria seria um desafio de recriar com o realismo necessário. Mas, com a inclusão do Líbano e partes da Turquia e Israel, todas estas zonas muito peculiares e que misturam vastas áreas urbanas com zonas verdes e desérticas, o desafio aumentou ainda mais. Longe estavam os vastos campos verdes com pequenas aldeias dos anos 40. Esta era uma área diversificada, vasta, complexa e, ainda por cima, palco de enormes conflitos famosos na História.

O meu primeiro impacto quando voei pela primeira vez neste mapa, foi interessante. Inevitavelmente, tive de descolar do lendário Aeroporto de Beirute no Líbano para visitar esta cidade tristemente célebre nas últimas semanas. A recriação da zona portuária tornada famosa pelas piores razões, tem uma precisão assinalável e imensos edifícios, sendo estranhamente leve apesar dos inúmeros objectos a preencher o ecrã. Depois, decidi visitar a famosa cidade costeira de Haifa em Israel e encontrei uma baía lindíssima, cheia de edifícios mas com um constante tom verde omnipresente. Como próximo destino, a inevitável Aleppo na Síria, desta feita uma cidade rodeada de um implacável deserto.

O contraste fica completo com um voo directo de Palmyra no leste da Síria, para chegar a Incirlik na Turquia. Passamos de deserto puro, para umas montanhas verdejantes, cruzamos o Mediterrâneo e estamos numa cidade que se podia facilmente localizar no sul da Europa. Em menos de 30 minutos de voo, conseguimos distinguir vários biomas e isso cria uma sensação de mudança fantástica. Se pudesse comparar, diria que este mapa é uma mistura do Cáucaso (a Oeste), com o Golfo Pérsico (a Este). E, embora não tenhamos montanhas geladas ou escarpas vincadas, os acidentes de terreno são fantásticas localizações para interessantes embates de forças aéreas.

E é isso que fazemos no DCS World: voamos em combate. Poderia estar horas a falar de como fiz turismo neste mapa mas não é esse o objectivo destes mapas no DCS. Recriar porções de terreno que são, ao mesmo tempo, palcos de conflito, é uma interessante epopeia. Mas, o que queremos mesmo é que estes mapas que adquirimos em separado sejam competentes como palcos de missões e treinos no nosso simulador. E, para que isso aconteça de forma plena, precisados de duas coisas: que o número de objectos não seja excessivo ou não cause problemas de performance e que tenha em si muitas bases e locais estratégicos importantes para as missões que nos propomos fazer por lá.

Começo por este último ponto com uma nota extremamente positiva. Confesso que já estou cansado das bases tipicamente Soviéticas da Guerra Fria do Cáucaso. As bases modernas do Nevada e Golfo Pérsico estão noutro patamar em termos de parques, taxiways, sinalética, edifícios e até espaço de manobra. Felizmente no DCS: Syria Map temos bases enormes para operar os nossos aviões e helicópteros mais exigentes. A já mencionada base de Incirlik, por exemplo, é onde estão estacionadas algumas das forças da coligação da NATO que opera contra o Daesh. É extremamente detalhada e nem sequer falta uma pista com ligeiro declive (slope) como na realidade. Posso estar enganado mas este pormenor parece-me uma estreia no DCS.

Notem que não é sempre assim. Algumas bases e aeródromos são realmente grandes e detalhadas, mas outros são um pouco menos preenchidos. Também é fruto da sua fraca actividade ou de estarem situadas em zonas de maior conflito. É o caso das bases no lado da Síria ou no Líbano. Comparadas com a imponente base de Ramat David, por exemplo, é um contraste tremendo. Claro está que muitos dos objectos das bases são genéricos, alguns recriados à medida, outros desenhados para serem meramente semelhantes. Contudo, vedações com arame farpado, inúmeros objectos de apoio, veículos e até hangares personalizados podem ser encontrados. O que dá vida ao simulador, mesmo que lá em cima a 10000 pés não liguemos muito a estes pormenores.

O outro ponto que menciono acima para que um mapa tenha sucesso é a performance. Apesar dos muitos edifícios, árvores e outros objectos, seja em zonas mais ou menos densas, a quebras de performance em modo a solo ou em multi-jogador foram francamente diminutas. O novo mapa está muito bem optimizado, o que é um grande atestado de qualidade para a Ugra Media. No passado, sobretudo nos primeiros dias, os mapas poderiam precisar de alguma optimização. É normal que a produção precise de aprimorar algumas áreas, acrescentar aeródromos (pelo menos dois notei em falta) ou ainda faça outras optimizações. Contudo, tal qual está, considero a optimização bem ajustada à performance geral e requisitos técnicos do DCS World.

Agora o que menos gostei. Já mencionei que o leste da Síria é uma enorme área desértica, com quase nenhuma povoação, no que considero um enorme desperdício de espaço. O mesmo acontece no mapa do Golfo no sul do Irão, por exemplo. Considero que estas porções tão vastas de terreno acabam meio despercebidas, tornando-se só transitórias. Serve para ampliar o voo, sim, mas uma maior distância, mesmo a apostar no realismo, não é propriamente um requisito para um novo mapa. Considerando que esta área é tão desprovida de detalhe, gostava que o foco fosse um pouco mais para a esquerda, abrangendo a omitida ilha do Chipre. Seria, quanto a mim, uma área mais interessante que o deserto à direita, sendo igualmente um ponto tenso de conflitos do passado. Enfim.

Veredicto

Diversificado, vasto e muito detalhado, o DCS: Syria Map vem trazer a necessária pausa dos demais mapas mais populares deste simulador. A Ugra Media aproveitou bem as tecnologias desenvolvidas pela Eagle Dynamics, colocando imensos detalhes no terreno, sem comprometer em demasia a performance. Tem uma área desértica no leste que é difícil de preencher com facilidade, nem sequer tendo bases ou aeródromos que justifiquem voar para lá. É, contudo, uma importantíssima porção de terreno, estratégica para várias forças militares da actualidade. E é também uma excelente adição ao DCS World que recomendo aos amantes da aviação de combate moderno.

Este software foi testado através de uma versão experimental em acesso antecipado, e foi gentilmente cedido pela Eagle Dynamics. Sendo uma versão experimental, muitas das características, bugs, erros ou faltas assinalados poderão sofrer alterações até ao lançamento. As datas fornecidas, assim como previsões de produtos, foram dadas pelos produtores.

Se desejarem conhecer a comunidade Portuguesa que treina e voa regularmente no DCS World, visitem a pagina DCS World – Portugal no Facebook e o canal de Discord da Esquadra 701. Parte das imagens que usamos neste artigo foram criadas neste grupo.

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