Reportagem – 4ª edição dos Prémios PlayStation Talents

807

Entre as 50 candidaturas, estes foram os grandes vencedores.

A produção de jogos nacionais continua de vento em popa. O PlayStation Talents, promovido pela Sony Interactive Entertainment em Portugal, continua a sua caça anual ao melhor título, apoiando depois a sua produção e lançamento na sua consola. 

A cerimónia deste ano decorreu no alto de Lisboa, no espaço Suspenso. Foi apresentada pelo actor Diogo Valsassina, que ajudou a manter boa disposição ao longo da tarde, enquanto chamou todos os convidados e vencedores desta edição.

Sandra Páscoa, PR Manager em conjunto com Roberto Yeste, Responsável de Desenvolvimento Local, ambos da SIE Iberia e João Lopes, PR Manager da SIE Portugal, foram os responsáveis na entrega de prémios. Um dos prémios que o WASD também participou como jurado, foi o Prémio Imprensa que foi entregue ao estúdio OX com o seu título Capture, apresentado com um excelente trabalho de pixel-art.

Para o jogo com a Melhor Arte, o vencedor foi apresentado por Mário Augusto, o famoso apresentador de entretenimento e especialista na 7ª arte do pequeno ecrã. O vencedor foi Ink Knight do estúdio SnakeWhirl.

Para o Melhor Jogo Infantil, o vencedor foi apresentado por Mario Lomban e Patrícia Correia da fundação 3M. O galardão foi entregue à Team Fayo com o seu jogo de plataformas Fayo.

Para entregar o prémio ao jogo com a Melhor Competição Online, subiram ao palco João Matos e Pany Varela, jogadores do Sporting Clube de Portugal, entregando o troféu ao jogo Keo da produtora RedCatPig. E não seria o seu último prémio da noite.

O prémio para Jogo Mais Inovador foi entregue por Bruno Osório e Pedro Antunes, responsáveis pelo desenvolvimento VRrock, com um bonito discurso a incentivar todos os entusiastas e criadores de jogos a seguir os seus sonhos. O título vencedor foi Keg Wars da equipa Flying Pan.

Como não poderia faltar, os membros da Duckling Studios, nomeadamente Francisco Santos e João Genebra, os grandes vencedores da edição passada com Out of Line entregaram o prémio de Melhor Utilização de Plataformas PlayStation ao jogo Capture da produtora OX. Levando assim para casa o seu segundo prémio.

Por último, o prémio mais importante do evento. O melhor título foi apresentado por Liliana Laporte, Diretora Geral da PlayStation Iberia e Jorge Huguet, Diretor de Marketing PlayStation Iberia, que entregaram o prémio de Melhor Jogo de 2018 a Keo da Redcatpig Studio.

Esta distinção dá à RedCatPig um prémio monetário de 10.000€, kits de desenvolvimento PS4, marketing em todos os canais PlayStation avaliado em 50.000€ e ainda um espaço físico em Lisboa para poderem trabalhar no seu título. Por fim, no final do seu desenvolvimento, o jogo será publicado na PlayStation Store.

A proposta de Keo, é levar-nos para várias arenas diferentes ao volante de um veículo de combate com vários modos disponíveis, entre eles um modo de corrida, deathmatch e team deathmatch. Fiquem com o seu teaser para melhor o conhecerem:

Resta-nos dar os parabéns à Sony Interactive Entertainment e aos representantes da PlayStation Iberia e PlayStation Portugal por mais uma oportunidade promoção de produção nacional. Obviamente, damos também os parabéns a todos os participantes pelos seus projectos finalistas e, obviamente aos premiados. Ficamos à espera de ver e analisar os vossos jogos.