Quebras de performance no PC com Windows 10? Duas dicas importantes.

113

Desde 2017 que a Microsoft introduziu uma séries de novidades para fazer do Windows 10 uma glorificada plataforma para gaming. Contudo, nem todas as novidades foram bem vindas. Pelo menos duas estão a criar problemas e explicamos como as resolver.

Entre as várias questões reportadas, duas são perfeitamente identificáveis e relativamente fáceis de resolver. Uma envolve uma opção disfuncional do Gaming DVR, depois de uma actualização ter começado a inibir alguns jogos de correrem em ecrã completo (Fullscreen). A outra envolve o infame Modo de Jogo (Game Mode) deste sistema operativo. Ambos podem provocar efeitos leves, como perda de fotogramas por segundo (fps) ou pausas temporárias (“stutters”), mas também podem provocar quebras mais profundas, como freezes e até crashes, dependendo do jogo e do PC em si.

Assim, vamos ajudar-vos a corrigir estas duas questões. Obviamente, esta duas operações não resolverão todos os vossos problemas, sobretudo se possuem outras questões nos vossos PCs. Usem estas dicas praticas, uma muito simples e sem grandes riscos, a outra um pouco mais avançada, nenhuma de efeito profundo ou permanente no vosso PC.

Desactivar o “Modo de Jogo” quando alguns títulos apresentam quebras de performance

Começamos pela mais fácil, desactivar o tal Modo de Jogo. Jogadores de títulos do momento, como Call of Duty: Warzone e League of Legends reportam freezes e quebras acentuadas sem grande justificação, que acabam mitigadas por desligar esta opção. O que é curioso, uma vez que este modo foi criado para fazer exactamente o contrário. Se é o vosso caso, o processo é simples:

  1. Carreguem no botão Início (Start) do Windows 10.
  2. Comecem por escrever “Modo de Jogo” (“Game Mode”) e a pesquisa automática dará logo o resultado “Definições de Modo de Jogo” (“Game Mode Settings“).
  3. Uma vez nesta janela, basta desligar a primeira opção “Modo de Jogo” (“Game Mode“), colocando em “Desligado” (“Off”).

Notem que assim perderão algumas optimizações que este modo possa ter dado para alguns jogos. Contudo, da mesma forma que o desligam, podem reactivá-lo facilmente se acharem que vos ajuda em alguns jogos. É sempre relativo, obviamente.

Garantir que os jogos correm sempre em ecrã inteiro (fullscreen), desactivando o GameDVR.

Desde a actualização 1903 do Windows 10 que, por qualquer motivo, o GameDVR do Windows 10 simplesmente ignora a opção de “Desactivar Optimizações de Ecrã Inteiro” (“Disable Fullscreen Optimizations”). Por isso, vários jogos, entre eles Fortnite ou Insurgency Sandstorm, surgem em modo “janela” ou “janela em ecrã inteiro”. Esta situação gera atrasos de controlos (“input lag“), mas também quebras de performance assinaláveis.

Infelizmente, esta correcção é um pouco mais complexa que a anterior. Notem que a gravação de jogos via aplicação Xbox pode ficar comprometida. Também vão mexer no Registo do Windows e as chaves desse registo deverão estar em Inglês. Assim, este é um processo algo delicado se não souberem o que estão a fazer. Mas, se seguirem estes passos à risca, não deverão ter problemas. Devem apontar num papel os valores originais caso queiram repor as definições originais.

  1. Carreguem no botão Início (start) do Windows 10.
  2. Comecem por escrever “Regedit” e a pesquisa automática dará logo o resultado “Editor de Registo” (“Registry Editor“).
  3. Quando abrir, procurem pela chave: “HKEY_CURRENT_USER\System\GameConfigStore”
  4. Uma vez nesta chave editem os seguintes campos. Carregando duas vezes em cada entrada, abre uma caixa de diálogo para editar o valor.
    1. GameDVR_FSEBehaviour > Mudem o valor para 2
    2. GameDVR_FSEBehaviourMode > Mudem o valor para 2
    3. GameDVR_HonorUserFSEBehaviourMode > Mudem o valor para 1
    4. GameDVR_DXGIHonorFSEWindowsCompatible > Mudem o valor para 1

Depois de realizar estas alterações, experimentem novamente os jogos e confiram se já possuem alguma melhoria. Se por ventura não virem melhorias ou desejem voltar atrás no processo, explicámos como é fácil repor os valores. O WASD realizou alguns testes com estes passos e teve resultados bastante positivos com os mesmos.