Os Tesouros de Grand Theft Auto V

22270

Há jogos que nos cativam pelo grande enredo, outros pela grande jogabilidade e ainda outros pela magnífica arte gráfica. Grand Theft Auto V tem tudo isso. Bom enredo, boa jogabilidade e bom grafismo. Já o dissemos. Mas o que é que GTAV tem mais que isso? Momentos em que ficamos a olhar para o ecrã a pensar que raio se passou, locais que parecem colocados por acaso, demonstrações de cuidado na inserção de conteúdos, piadas directas ou dissimuladas e, é claro, os famosos Easter Eggs. Não vamos enumerar todos, apenas os que encontrámos. Deixaremos os que faltam para as vossas horas de jogo.

E avisamos que vão encontrar aqui spoilers!

O mapa da Edição Especial e Coleccionador

Trata-se de um mapa em papel azul com impressão a branco, tal como os blueprints de uma construção ou projecto. Só que este mapa, incluído apenas nas Edições Especiais de GTAV, possuem um pequeno segredo. Existem pequenas notas escritas a vermelho com pequenos “goodies” como o local de determinados serviços ou veículos. Mas ao acender uma Luz Negra faz-se magia sobre o mapa, são revelados ainda mais segredos como uma zona onde podemos encontrar um helicóptero especial ou até mesmo uma zona onde encontramos extraterrestres…

As Trips de Michael Townsend

Ok, já sabemos que há ET’s em GTAV. O mapa assim o diz… E é só? Não! Michael, uma das personagens do jogo, constata isso mesmo não uma mas várias vezes. A primeira vez que tive contacto com estes seres foi numa absurda trip que Michael experimenta ao fumar Marijuana (com algo mais) na rua com um activista do “Legalize It”. Literalmente, Michael delira e temos de usar uma minigun contra uma horda de ET’s. Noutra trip, desta vez provocada pelo seu próprio filho, Michael é raptado por ET’s e é prontamente rejeitado pelos seres caindo em queda livre… de cuecas… pelos céus de Los Santos… É um momento inesquecível…

A Escola de Aviação

Já conduzir neste jogo exige perícia, mas voar aviões ou helicópteros é qualquer coisa de complicado. A escola de aviação em GTAV permite que as três personagens “aprendam” a voar, pelo menos dentro do ambiente do jogo. Da simples descolagem a manobras acrobáticas, helicópteros e até mesmo queda livre, é preciso ganhar medalhas para garantir a melhor performance. E acreditem, há momentos muito difíceis…

O Fundo do Mar

Uma das adições mais interessantes deste GTA é a integração do fundo do mar. Andar de barco não é novidade para a série, mas de submarino? E poder mergulhar com peixinhos, como os tubarões brancos que nos acham um petisco, é qualquer coisa de belo e surpreendentemente relaxante. Um contraste com a frenética cidade lá em cima. Há também tesouros para descobrir no fundo do mar, locais estranhos e até pequenas piadolas da produção.

Os bares de Strip

Sempre tivemos em GTA. Mas nunca tivemos… assim… As típicas danças de palco não são nada demais, mas aquele pequeno sinal na parte de traz da caixa do jogo que fala em nudez e conteúdos explícitos prepara qualquer um para o vai acontecer num destes bares. Ok! Não é nada demais, são só umas garotas em topless, mas notem que é possível interagir com elas (quando o guarda não está a ver) e depois de alguma persuasão, até podem ir com elas para sua casa… Não mostrem isto à criançada, pessoal…

A sátira ao Facebook

Chama-se LifeInvader, é um plágio descarado ao Facebook, só que em tons de vermelho e sem qualquer problema em chamar as coisas pelos nomes. Admitem que invadem privacidade e que partilham os dados com o governo. Admitem que querem o dinheiro do pessoal e permitem que os stalkers se deliciem com as vidas alheias. A sátira fica completa quando invadimos os seus escritórios em Los Santos e vemos como a Rockstar goza com o conceito da maior rede social do mundo. Vale a pena!

As Rádios de Grand Theft Auto

É uma das características que já vem desde o primeiro jogo da série. Enquanto conduzimos, nada como uma boa estação de rádio para apreciarmos a condução ou soltar a adrenalina ou ainda para soltar uma gargalhada com os comentadores. As 17 estações de rádio de GTAV variam de género, desde o Rap puro e duro à nostalgia dos grandes hits dos anos 80, passando pelo Heavy Metal. Há artistas para todos os gostos desde Beyoncé a Snoop Dogg, passando pelos lendários Queen. Mas se querem mesmo saber qual a minha favorita? WCTR West Coast Talk Radio que contém dos programas mais satíricos e humorísticos de toda a série. Não é música, mas é genial. Podem ouvir samples das estações de rádio neste link.

A vida animal doméstica e selvagem

Logo nas primeiras horas travamos conhecimento com pervertido Chop, o cão Rottweiler de Franklin. Mas deambulando pela cidade encontramos muitos cães e outros animais domésticos. O destaque vai mesmo para a vida selvagem ao longo do jogo. Desde as omnipresentes gaivotas a Sul da ilha até aos imponentes Ursos, Veados, Coyotes, sem esquecer os temíveis tubarões que já falámos… há um pouco de tudo… E alguns não estão para brincadeiras, cheguem-se perto e verão.

A aplicação iFruit para iOS (iPhone, iPod, iPad)

Totalmente integrada com o jogo e gratuita, a aplicação iFruit é obrigatória para todos os jogadores de GTAV que possuam um dos artigos da Apple. A aplicação é compatível com iPhone, iPod ou iPad e permite não só editar os nossos veículos (apenas um por personagem) encomendando alterações à Los Santos Customs, como tratar e brincar com Chop, o cão, treinando-o. Pode-se ainda ligar ao LifeInvader (fazer Stalk a lojas dá descontos, por exemplo) ou ao Rockstar Social Club e verificar as estatísticas. Apenas acho que ficou muito explorar e limita-se a estar disponível só para dispositivos Apple, mas é uma pequena adição gratuita que nos faz estar a pensar no jogo em momentos inoportunos, por exemplo a analisar outros jogos recebemos informação que Chop está com fome…

E é tudo por agora. Não foram poucos os tesouros que assinalámos. Mas há mais, muitos mais. Se quiserem partilhar connosco, comentem no nosso site ou página de Facebook. Quando reunirmos mais, partilhamos convosco.