O que esperar da E3 2019

431

O que é (ainda) o maior evento de entretenimento do mundo está quase aí. A Electronic Entertainment Expo é sempre um grande acontecimento, mesmo que este ano alguns gigantes tenham decidido não comparecer. Isto, é o que devemos esperar da E3 2019.

Como habitual, o evento realiza-se em Los Angeles, EUA, neste ano de 11 a 13 de Junho, mas as apresentações começam já neste fim de semana a partir de 8 de Junho. E são essas que não perdemos a cada ano, uma vez que são espaços privilegiados para revelações e novidades do que as empresas preparam para os meses seguintes.

A grande novidade deste ano é a ausência de grandes “players”, como a PlayStation e a Activision. Também outros gigantes como a Microsoft, Bethesda ou Electronic Arts irão realizar os seus eventos à margem da E3, esta última com um espaço totalmente separado, o EA Play, quem nem sequer terá a sua habitual conferência em directo, apenas livestreams.

Ainda assim, espera-se que esta E3 seja novamente o espaço para as principais novidades desta indústria para este ano e para o próximo. Novos jogos, novos projectos e até novo hardware é esperado aqui, naquela que é ainda a principal “meca” da indústria. E é por isso que devemos estar atentos ao que lá se vai passar. Não podem lá ir? Não há problema, apresentamos aqui os horários, destaques e ligações para as conferências anunciadas.

Data: 8 de Junho
Horário: Diversos, ver em baixo
Onde assistir: https://www.twitch.tv/ea

Conforme já dissemos, a EA não irá apresentar uma conferência propriamente dita neste ano. Mas, também não vai perder o “tempo de antena” disponível, apostando numa série de transmissões em directo para apresentar e revelar novos títulos. Felizmente, os livestreams possuem horários fixos, começando com uma contagem decrescentes que se inicia pelas 17:15 (Hora de Lisboa) do dia 8 de Junho. Este é o plano “das festas” nas transmissões:

  • 17:15: Contagem decrescente para a EA PLAY
  • 17:30: Star Wars Jedi: Fallen Order
  • 18:00: APEX Legends
  • 18:30: Battlefield V
  • 19:00: FIFA 20
  • 19:30: Madden NFL
  • 20:00: The Sims 4

O grande destaque deste ano vai, com certeza, para o novo jogo da Respawn Entertainment, Star Wars Jedi: Fallen Order. Para muitos, este é o derradeiro teste da EA na sua relação com a Saga (e com a Disney) depois dos problemas de SW: Battlefront II. Também o novo FIFA deverá ser o foco das atenções e é claro que APEX Legends vai atrair muita atenção. Não parece haver margem para grandes surpresas neste ano, além de um novo Need For Speed.

Data: 9 de Junho
Horário: 21:00
Onde assistir: https://mixer.com/xbox

Este ano, a Microsoft parece ser a maior apostadora da E3, preparando-se para mostrar um total de 14 jogos, entre promessas, projectos já conhecidos e algumas surpresas. Espera-se a demonstração (e data de lançamento) para Gears of War 5, um vislumbre do que será Halo: Infinite e estamos muito curiosos para ver Age of Empires 4 e Fable 4. E também queremos ver mais do novo jogo da Obsidian (agora estúdio Microsoft), The Outer Worlds.

Contudo, tudo isto pode ficar ofuscado pela maior das revelações que a Microsoft poderá estar a preparar. Há muito tempo que ouvimos falar de uma possível nova consola Xbox, nome de código Anaconda. Possivelmente, dois modelos distintos poderão estar na forja. Até agora, tem sido chamada de Xbox Two, mas é bem possível que tenha outro nome. Vamos ver o que será mostrado, se é que teremos alguma coisa este ano para ver.

Data: 10 de Junho
Horário: 1:30
Onde assistir: https://www.twitch.tv/bethesda

Novamente de madrugada, a Bethesda é uma das empresas que nos obrigam a deitar tarde para não perder nada do que quer apresentar. Neste ano, as grandes “atracções” seriam o próximo The Elder Scrolls VI e o enigmático e promissor novo IP Starfield. Contudo, já sabemos que estes dois jogos só chegarão na próxima geração, pelo que não estarão sequer presentes.

Felizmente, o leque de jogos produzidos e editados pela Bethesda é enorme. Estamos muito curiosos para ver Wolfenstein: Youngblood em acção, assim como DOOM: Eternal. Também é esperada mais informação sobre o futuro de jogos recentemente lançados como RAGE 2 e alguma nova expansão para os MMOs The Elder Scrolls Online ou Fallout 76. Vejamos se há espaço para alguma novidade de peso este ano.

Data: 10 de Junho
Horário: 3:00
Onde assistir: https://www.twitch.tv/devolverdigital

Mais que os jogos que vai apresentar, as conferências da Devolver costumam ser puros actos de entretenimento. A editora mais irreverente do mercado (discutível, claro) deverá preparar mais uma conferência estranha em algum local estranho. Já foi num parque de estacionamento e agora parece que será num parque de trailers.

A nível de catálogo, a produtora aposta sempre em Indies e projectos de grande criatividade, pelo que será de esperar algumas revelações interessantes, fora dos grandes destaques AAA. Não há qualquer lista de jogos disponível para consultar até agora, nem sequer um plano de apresentação foi facultado. Mas, não ficaríamos surpreendidos se alguém ficasse ferido neste evento.

Data: 10 de Junho
Horário: 21:00
Onde assistir: https://www.twitch.tv/ubisoft

A gigante francesa deverá estar a preparar a grande revelação de um possível novo serviço de subscrição de jogos chamado Ubisoft Pass. E não deverá ficar por aí, uma vez que está também planeada a revelação de um novo título inédito da sua produção. E fora das novidades também há destaques já anunciados que estamos muito curiosos para ver.

Um novo jogo de Assassin’s Creed deverá ser anunciado para o próximo ano. Também queremos ver mais de Ghost Recon: Breakpoint, Watch Dogs: Legion e saber se já há data para Beyond Good and Evil 2. Inevitavelmente, um novo Just Dance deverá ser anunciado, também. De resto? Fala-se de um possível novo Far Cry e do regresso da série amada Splinter Cell. Uma conferência a não perder, como sempre.

Data: 11 de Junho
Horário: 2:00
Onde assistir: https://square-enix-games.com/en_US/news/e3-2019

Este ano, a Square vai estar com um dos principais destaques deste evento e nem sequer vai fazer uma conferência em directo, apostando num vídeo pré-gravado. Sim, deverão falar (outra vez) de Final Fantasy VII Remake. Sim, deverão também falar de outros títulos em produção de outras franquias proprietárias. Possivelmente até de um novo Tomb Raider, Just Cause ou Deus Ex, quem sabe?

Contudo, o que todos querem saber é o que está na forja para o seu novo Marvel’s Avengers. A franquia da Marvel é tão popular, que o risco de criar um novo jogo com estes heróis tem de ser muito bem calculado. Os rumores apontam para um título de acção online, estilo MMO, num jogo como serviço, mas ninguém sabe ao certo o que esperar.

Data: 11 de Junho
Horário: 17:00
Onde assistir: https://e3.nintendo.com/

Como sempre, é a última grande conferência do evento. Mas, também como sempre, a Big-N não estará no espaço e vai também participar com um vídeo pré-gravado. Mas, isso não significa que a empresa nipónica não tem nada para mostrar, muito pelo contrário.

Estes últimos meses têm sido de sonho para a Nintendo, mais precisamente para sua consola Nintendo Switch. Esperamos ver grandes títulos que estarão a chegar a esta plataforma, nomeadamente, Bayonetta 3, Super Mario Maker 2, The Legend of Zelda: Link’s Awakening e outros jogos que estejam na forja, inclusive de terceiros.

Embora em cada ano esta conferência PC Gaming Show tenha decaído um pouco em conteúdo (e interesse), se quiserem acompanhar a sua conferência, terá lugar no dia 10 de Junho pelas 19:00. Entre os destaques estarão títulos da Funcom, Frontier Developments, Paradox Interactive e outros “habituais” do PC. A conferência pode ser acompanhada aqui.

A nível de jogos destacáveis, apesar de não estarem presentes em conferência, esperem algum novo trailer ou mais informação para Call of Duty: Modern Warfare, Borderlands 3, Nioh 2, Dying Light 2, Cyberpunk 2077 e há rumores de um possível Destiny 3 no horizonte. Algum possível novo vídeo ou mais novidades destes e de outros jogos poderão também ser “embebidos” nas conferências programadas listadas acima. Ficaremos atentos.

Também a nível de hardware, queremos ver o que as principais marcas de tecnologias estarão a preparar. As nossas parceiras Razer e Thrustmaster com certeza estarão a preparar algo interessante para este evento. No que toca à Realidade Virtual, são muitas as marcas que estão a planear trazer novas apostas. E ainda estamos à espera de uma certa nova consola “revolucionária”. Será desta?

E é óbvio que o serviço Google Stadia estará na mira de toda a gente. Será finalmente nesta E3 que a gigante online vai surpreender o mundo dos jogos?

Seja lá o que for que a E3 2019 nos traga, esperem uma cobertura completa das principais novidades. Todos os destaques estarão aqui no WASD nos dias do evento.