Novidades vindas dos The Game Awards 2022

142

Habitualmente, os TGAs são sinónimo de novidades e revelações, por vezes bombásticas, do que os principais estúdios estão a planear para os próximos tempos. Os The Game Awards 2022 não foram excepção.

Quem esperava surpresas não ficou desapontado. Com tanta coisa para mostrar, mais de 40 anúncios previstos, o programa teve uma duração algo cansativa de mais de 2 horas, incluindo um “pre-show”. Convenhamos que nem todos os anúncios foram assim tão grandes, com tantas produtoras e editoras a aproveitar o “tempo de antena” para anunciar “pequenos nadas”.

Se tivermos de destacar, Death Stranding 2 é o jogo mais surpreendente da lista, mas Armored Core IV fica bem perto como uma das melhores surpresas do evento. Claro que o novo trailer de Star Wars Jedi: Survivor promete algo em grande e ficámos entusiasmados com Judas de Ken Levine. E que óptima homenagem a Kevin Conroy por parte da Rocksteady.

Como sempre, apresentamos aqui os nossos destaques, entre anúncios, actualizações de projectos, datas de lançamento e várias surpresas. Se desejarem, podem rever o evento na íntegra aqui. Apenas notem que os anúncios são intercalados com discursos de convidados, performances musicais e, claro, os prémios anuais que podem rever neste outro artigo.

1. Returnal

Não, não foi anunciada uma sequela para este título sci-fi. Apenas foi revelado que este será o próximo título dos PlayStation Studios a chegar ao PC. Este port está previsto para o início do próximo ano, praticamente a mesma versão das consolas, com as óbvias melhorias técnicas.

2. Hellboy Web of Wyrd

Trata-se de um novo roguelite com o demónio mais famoso de sempre, no que nos parece ser um título cheio de acção. O criador de Hellboy, Mike Mignola e a editora Dark Horse Comics colaboram com este projecto. Está, para já, apenas previsto para PC, com as consolas a chegar mais tarde.

3. Post Trauma

Um jogo de terror que conta a história de Roman, um condutor de comboios a braços com um enorme pesadelo. Adopta alguns conceitos clássicos do género, dando-lhe um toque moderno, como a câmara fixa e uma aposta no áudio imersivo. Está previsto para PC e há uma demo disponível.

4. Viewfinder

Um jogo de puzzles na primeira pessoa, com uma arte peculiar em que cada quebra-cabeças é resolvido com recurso a imagens 2D que se convertem em 3D. Literalmente, o jogador muda o mundo usando as fotografias em jogo. Para já, está apenas previsto para PlayStation 5 e PC.

5. After Us

Num mundo devastado, apenas Gaia poderá salvar as almas perdidas. Este é um título de plataformas tridimensionais muito interessante, com uma arte muito apelativa. Está previsto para a PlayStation 5 e também Xbox Series X|S e PC para a Primavera do próximo ano.

6. Replaced

Já há algum tempo que temos ouvido falar deste título de plataformas 2.5D, passado num universo sci-fi futurista. R.E.A.C.H. é uma IA presa no corpo de um Humano e que precisa lutar pela sobrevivência num mundo irradiado e destruído. Chegará no próximo ano para PC, Xbox e Xbox Game Pass.

7. Atomic Heart

Este jogo de produção Russa parece estar em construção há décadas. Teve direito a uma singela aparição nos TGAs, para dizer que será lançado a 21 de Fevereiro do próximo ano, algo que já sabíamos. Mas agora há um novo trailer cheio de acção para acompanhar essa… “revelação”.

8. Hades II

Uma das agráveis surpresas da noite, um dos melhores Indies dos últimos tempos terá uma sequela. Em vez de Zagreus, vamos jogar no papel da sua irmã Melinoe que tem uma demanda de travar Chronos, o Titã do Tempo e pai dos deuses do Olimpo. Promete.

9. Judas

Do ex-director de jogos como System Shock e Bioshock, chega-nos um jogo francamente bizarro mas que parece ter muitos elementos familiares. Pelo menos o trailer está cheio de detalhes que nos fazem lembrar o trabalho do director. Está previsto para PS5, Xbox Series X|S e PC.

10. Street Fighter 6

Conforme já tínhamos avançado, a Capcom aproveitou estes TGAs para apresentar mais detalhes e a data de lançamento do jogo. Infelizmente, esta informação chegou antes do tempo. Mas, enfim, confirma-se que será mesmo lançado a 2 de Junho de 2023.

11. The Last of Us: Part I

Como seria de esperar, o remake de The Last of Us também irá chegar ao PC. Lançado em Setembro passado nas consolas, será de esperar a habitual qualidade dos recentes ports para PC deste jogos da SIE. A data de lançamento está fixada para 3 de Março de 2023.

12. Suicide Squad: Kill the Justice League

Mais importante que alguma revelação de jogabilidade ou algo novo sobre o jogo, é o detalhe que a voz de Batman neste jogo é a do lendário Kevin Conroy, recentemente falecido. Uma homenagem merecida daquela que será para sempre “a” voz do Cavaleiro das Trevas.

13. Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon

Como o próprio título indica, esta é uma história de origens para a famosa bruxa de Umbra. Surge estranhamente perto do lançamento de Bayonetta 3 embora pertença a um género francamente diferente de aventura e exploração. Como seria de esperar, será um exclusivo Nintendo Switch.

14. Ghostbusters: Rise of the Ghost Lord

Lentamente, vemos esta franquia ganhar protagonismo, agora com um novo título desenhado especificamente para Realidade Virtual. A ideia é levar-nos lá, com o proton pack nas costas e mais três amigos a caçar fantasmas. Está previsto para 2023 em exclusivo no Meta Quest.

15. Star Wars Jedi: Survivor

Tudo o que foi revelado antes do tempo confirma-se. A sequela de Fallen Order chegará mesmo a 15 de Março do próximo ano e o trailer fala um pouco de como a história de Cal Kestis continua. E é possível ver que o herói aprendeu novos truques nesta pausa.

16. Earthblade

Dos mesmos criadores do enorme êxito Indie, Celeste, chega-nos um novo título de plataformas com elementos de exploração e de acção. Infelizmente, está previsto apenas para 2024 mas é já um daqueles jogos que vamos prestar imensa atenção nos próximos meses.

17. Dune: Awakening

Denis Villeneuve não ficaria desapontado com este jogo criado no Unreal Engine 5. De facto, este MMO de sobrevivência em Arrakis deixa imensas “vibes” do recente filme. A previsão deste jogo é ainda desconhecida mas já se podem inscrever para a Beta que arranca no início do próximo ano.

18. Death Stranding 2

Há muito que sabíamos que Hideo Kojima estava a trabalhar num segundo jogo. Mesmo assim não deixamos de ficar surpresos com a revelação do jogo, nem que seja por ver Norman Reedus loiro. Não sabemos muito mais deste título, excepto que mal podemos esperar por ele.

19. Tekken 8

Desta vez, tivemos direito a um trailer que aborda a história deste próximo jogo de pancadaria. Como sempre, o enredo serve apenas para enquadrar os combates violentos na arena. Ainda assim, é impossível ficar indiferente à incrível produção deste trailer. E é apenas um teaser…

20. Valiant Hearts: Coming Home

Numa parceria entre a Netflix e a Ubisoft, temos mais uma história emocionante passada durante a Primeira Guerra Mundial, agora no seu complicado regresso a casa. Quem subscrever o serviço de streaming, terá acesso a este jogo através da usa mobile app.

21. Baldur’s Gate III

Há quanto tempo está este jogo em acesso antecipado? Contudo, a produção não está propriamente a descansar. Um novo vídeo mostra várias mecânicas de jogo e anuncia que a mais recente data de previsão para lançamento é Agosto de 2023. Vejamos se assim será.

22. Wayfinder

Mais um jogo de acção com elementos RPG que nos chega da Airship Syndicate e da Digital Extremes, os mesmos por detrás de Warframe. O trailer arregala o olho mas não vemos algo realmente novo aqui. Se gostaram do que viram, uma Beta deste jogo está prevista para breve.

23. Diablo IV

Finalmente o RPG de acção da Activision tem uma data de lançamento. E é claro que a produção revela essa data com mais um daqueles trailers fantásticos de arrepiar qualquer fã. Preparem-se para mais uma dose de inferno quando o jogo chegar ao PC a 6 de Junho de 2023.

24. Horizon: Forbidden West

Tal como o jogo original, também este título receberá uma expansão oficial. Notem apenas que só estará disponível para a PlayStation 5. Chama-se Burning Shores e levam Aloy de volta à acção nas encostas selvagens de Los Angeles. Chegará a 19 de Abril do próximo ano.

25. Blue Protocol

A Amazon Games está de volta à produção de jogos, desta feita em parceria com a Bandai Namco. Trata-se de um novo MMORPG no estilo anime. Está previsto para um dia a anunciar, algures no próximo ano, para a PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

26. Remnant 2

A sequela que se previa de Remnant: From the Ashes foi anunciada. Parece reter todas as características do jogo original, criando uma sequela que as amplia. O jogo está previsto para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC e já pode ser adicionado às listas de desejos.

27. Transformers: Reactivate

Quantos filmes já temos de transformers? Juntem um jogo à mistura. Este será um título de acção online em que lutamos contra a Legion para libertar a Terra. O costume. Está previsto para PC e consolas e uma fase de testes fechados Beta irá decorrer nos próximos meses.

28. Banishers: Ghosts of the New Eden

Um interessante Role Play Game em que jogamos como Antea e os seus poderes sobrenaturais ou com as armas de Red. O objectivo é caçar fantasmas, ao mesmo tempo que tentamos libertar Antea da sua maldição. Está previsto para o final do próximo ano para PS5, Xbox Series X|S e PC.

29. Crash Team Rumble

É sempre bom ver Crash Bandicoot regressar com mais um jogo mas foi surpreendente ver este universo representado no que, praticamente, parece ser um MOBA. Neste caso, obviamente, as equipas são compostas por heróis e vilões deste universo, em busca da glória e Wumpas.

30. The Lords of the Fallen

O regresso deste lendário ARPG leva-nos a combater Adyr como parte dos lendários Dark Crusaders. Não confundam com o jogo original de 2014. Embora seja uma sequela desse título, este parece ser mais um reboot que outra coisa. A fórmula é a mesma da Deck 13.

31. Crime Boss: Rockay City

Michael Madsen, Kim Basinger, Danny Trejo, Danny Glover, Michael Rooker e até Chuck Norris. Este projecto está cheio de nomes sonantes, naquilo que nos parece ser um shooter de acção frenética, com “vibes” de GTA. Está previsto para “breve” apenas na Xbox Series X|S.

32. Cyberpunk 2077

Enquanto a sua sequela não chega, tivemos um novo vislumbre da próxima expansão Phantom Liberty. Este segundo trailer oficial mostra a intriga profunda que V se vai envolver e revela também a personagem interpretada pelo actor Idris Elba. Chega no próximo ano à PS5, Xbox Series X|S e PC.

33. Armored Core VI: Fires of Rubicon

Depois do sucesso de Elden Ring, a FromSoftware traz-nos algo diferente. 10 anos depois, teremos um novo Armored Core, o que deixa no ar óptimas perspectivas. Não sabemos quase nada deste jogo mas, não há problema. A Bandai falará bastante nos próximos meses do seu próximo êxito.

34. Final Fantasy XVI

Um novo trailer chamado “Revenge” foi apresentado nestes TGAs. Há muita expectativa em torno deste próximo Final Fantasy, pelo que o próprio Naoki Yoshida apresentou o novo vídeo. Já sabem que o jogo chegará a 22 de Junho do próximo ano à PlayStation 5.