Novidades vindas do Developer_Direct da Xbox e Bethesda

17

Sem o peso de um qualquer mega-evento presencial ou online, a Xbox e a Bethesda “tomaram o gosto” pelos eventos exclusivos digitais. O Developer_Direct trouxe-nos novidades para os próximos meses.

Se pensarmos bem, não havia melhor momento para tentar captar a atenção da comunidade. Afinal, Janeiro é um mês “lento” em termos de anúncios e lançamentos, mas Fevereiro costuma ser uma boa época de novidades. Contudo, o intuito do evento não era propriamente lançar algo novo mas falar do que aí vem. E se há marca que precisa (mesmo) de novidades de peso, é a Microsoft Xbox e todos os seus estúdios associados.

A apresentação foi feita pelos próprios produtores dos jogos, o que permite um vislumbre dos jogos feito pelas pessoas que mais se dedicam a torná-los realidade. Infelizmente, esse formato tem os seus “senãos”, já que há momentos algo “cringe” do pouco à vontade de alguns intervenientes. Infelizmente, só tivemos umas poucas (semi-)surpresas e não foram nada assim muito memorável.

Mojang Studios

Começamos logo por uma das franquias mais populares do mundo Xbox. Minecraft Legends terá um elaborado modo PvP com crossplay e matchmaking. Há um foco claro no jogo de equipa, construção e angariação de recursos. O que foi mostrado foi um modo muito interessante e potencialmente divertido. Chegará a 18 de Abril de 2023 na Xbox One, Xbox Series X|S e PC, também via Xbox Game Pass.

Turn 10 Studios

A tirar pleno proveito das capacidade da Xbox Series X|S, a produção promete que o próximo Forza Motorsport será a “melhor simulação de condução de sempre”. Há uma forte ênfase na personalização, nas físicas apuradas, no som imersivo, nas pistas detalhadas e, claro no visual soberbo, tudo com muita tecnologia à mistura. Chegará algures ainda em 2023 à Xbox Series X|S e PC.

Tango Gameworks

Não era uma surpresa, pelo menos no título e a produção até brincou com isso. HIFI Rush é mesmo o próximo jogo da produtora. É um brawler com uma “vibe” muito própria, em que os golpes se sincronizam com o ritmo da música. Visualmente, busca inspiração em Anime e tem bastante comédia e uma banda-sonora invejável. A surpresa é que chega hoje mesmo à Xbox Series X|S e PC estreando também no Xbox Game Pass.

Zenimax Online Studios

Como seria de esperar, The Elder Scrolls Online terá uma nova expansão de conteúdo. Necrom estreia uma nova classe, os Arcanos, uma nova área de jogo, novas missões e outras novidades. Ou seja, é mais um dos vários capítulos já lançados para o jogo. Esta nova expansão chegará a TES Online a 5 de Junho deste ano no PC e 20 de Junho nas consolas Xbox.

Arkane Austin 

A “estrela” do evento foi, de facto, Redfall. Continua a ser um dos jogos que mais que esperamos neste ano e tivemos direito a um showcase da história e da jogabilidade em mundo aberto, com destaque para o combate e para os elementos de acção cooperativa. Finalmente, foi também revelada uma data de lançamento. Chegará a 2 de Maio deste ano na Xbox Series X|S e PC, estreando também no Xbox Game Pass.

Interessante, sem dúvida, especialmente este último título. Contudo, esperavam-se surpresas de novos títulos que nunca chegaram. São quatro  novos jogos de elevada qualidade, mais uma expansão de um título online ainda muito popular. Mas, também não há dúvida que a Xbox está a precisar urgentemente de mais exclusivos que “elevem a fasquia”.

Redfall é um bom começo, Forza Motorsport também e ainda falta falarmos de Starfield que terá um outro evento dedicado mais tarde. Mas, esperamos sinceramente que não seja só isto que a Xbox tem preparado para 2023.