Microsof E3 2015 – Xbox One

xboxoneheader-1

Nem só de jogos se faz a E3 e a Microsoft provou isso mesmo. Sim, a linha de videojogos apresentados na sua conferência foi impressionante, entre exclusivos e multi-plataforma com benefícios na sua consola. Mas, sem a fantástica Xbox One não havia nenhum jogo ou serviço e a Microsoft está ciente dessa realidade com estes importantes anúncios.

Para começar, a Microsoft apresentou um novo comando redesenhado a pensar nos gamers de elite. Chama-se, apropriadamente, Xbox One Elite Controller e possui diversos upgrades e extras, muito além do actual comando sem fios. Além de alguns componentes personalizáveis, como um novo prato do painel do cursor, manípulos comutáveis e novos bumpers traseiros, tem também remapeamento dos botões e ajuste de sensibilidade. Estará disponível neste Outono e só podemos calcular o preço.

Gifs Animados: The Verge

O apoio aos Indies continua com o programa ID@Xbox. Jogos independentes vão continuara a estrear na Xbox Live com o apoio da Microsoft e da Xbox. Alguns jogos fantásticos foram apresentados com claro destaque para The Long Dark e Elite: Dangerous, dois jogos independentes que estão a chegar à Xbox.

Numa tentativa de promover não só jogos independentes, mas outros recentes ou em desenvolvimento, a Microsoft apresentou um novo serviço intitulado Xbox Game Preview. Um pouco à imagem do Early Access do Steam, esta nova funcionalidade permite aos utilizadores do serviço Live ter acesso a jogos em acesso antecipado ainda antes de estarem concluídos. Esse acesso permite aos utilizadores feedback directo dos jogadores, enquanto são apoiados técnica e financeiramente nos seus projectos.

No que diz respeito a jogos de terceiros, uma série de títulos multi-plataforma tiveram destaque no evento da Microsoft. Estes jogos ou possuem destaque próprio ou serão destacados noutra ocasião. Só queremos destacar um pormenor para Fallout 4, que fez uma aparição nesta conferência. Não estamos a falar do jogo em si, mas de uma característica única e exclusiva (pelo menos, por agora). Os mods fazem parte do mundo dos jogos PC, expandindo o jogo e até melhorando-o. Nas consolas dificilmente chegariam por causa das limitações de acesso, certo? Errado! Fallout 4 será o primeiro jogo na Xbox One em que poderão usar mods tal como no PC! Ainda não sabemos se outros jogos terão esta funcionalidade, mas é um começo! Já agora, saibam que se comprarem Fallout 4 na Xbox One, receberão o jogo Fallout 3 inteiramente gratuito.

O enorme, gigante, destaque, é mesmo uma coisa chamada, retro-compatibilidade. Um palavrão com um importante significado. Quantos de nós ficamos irritados quando uma nova consola é lançada e temos tantos jogos lá em casa da geração anterior? Certamente aconteceu-vos com a Xbox One com poucos jogos e todos aqueles jogos da Xbox 360 na prateleira que não podiam jogar… até agora.

Vídeo: Gamers Little Playground

Neste anúncio bombástico, a Microsoft anunciou que através de um update a chegar até ao final deste ano, teremos uma boa parte dos jogos Xbox 360 compatíveis com a Xbox One, sejam em formato digital ou físico. Ainda não é conhecida a lista completa, mas serão lançados em porções. Quem é membro do programa Preview, já pode aceder a esta funcionalidade.

Um dos jogos dados como exemplo foi Mass Effect, a correr na Xbox One e com todas as funcionalidades da nova consola (incluindo comandos de voz Kinect) a melhorar a experiência. De modo a que o jogo possa correr sem problemas, é possível que tenhamos de instalar pequenas actualizações para o mesmo. Todos os jogos que tenham na X360 irão aparecer na secção “Ready to Install”. Os jogos de formato físico (disco) terão de ser inseridos, a instalação é feita e depois terão de ser jogados com o disco inserido no leitor.

Uma curiosidade deste serviço é poderem participar em votações sobre que jogo gostaríam de ver no programa de retro-compatibilidade. Interessante para que não surjam jogos com pouco interesse em ver na nova plataforma.

No campo da realidade virtual, houve tempo para duas apresentações distintas. Por um lado, parcerias com produtos de terceiros, por outro a fantástica apresentação do Microsoft Hololens com uma demonstração do jogo Minecraft de fazer cair o queixo a qualquer um. Já se imaginaram a jogar Minecraft na sala lá de casa… literalmente? Bom… virtualmente? Agora é possível. Vejam o vídeo e confiram o grau de fantástico desta funcionalidade.

Vídeo: Kotaku

Mas o mundo da realidade virtual está pejado de projectos futuros. Na semana passada, soubemos que o Oculus Rift tem, agora uma parceria com a Microsoft que traz vantagens para todos os fãs da Xbox. Um comando Xbox One vai ser vendido com cada um dos dispositivos e será possível fazer stream da Xbox One para o Rift. Hoje soubemos que a Microsoft está também a criar uma parceria com outro dispositivo de realidade virtual concorrente, o Valve VR. Teremos, com certeza, mais novidades nas próximas horas ou durante a conferência PC Gaming Show de amanhã.

Esta foi uma parte da apresentação da Microsoft na E3 2015. Há outras apresentações como Halo 5: Guardians, Forza Motorsport 6 ou Gears of War 4. Saibam também os horários das restantes Conferências deste ano.

Comentários

Comentários