Insólito – Half-Life 2 contém uma foto de um cadáver real

246

Embora queiramos sempre o máximo de realismo e imersão nos videojogos, há certas coisas que dispensamos. Por exemplo, que um dos modelos de personagem em Half Life 2 contenha uma imagem “demasiado” real.

É um dos shooters mais icónicos de sempre, fruto de um trabalho exemplar da Valve. Por isso, é bem provável que conheçam bem os cadáveres desfigurados espalhados pelo jogo, seja no Half Life 2 original ou em mods criados pelo motor Source. De facto, já se terão cruzado muitas vezes com o modelo “corpse01.mdl”, sem (se calhar) nunca olhar de forma mais atenta para a sua face.

Mas, claro, houve quem o fizesse. E essa análise mais cuidada ao modelo, revelou que a textura da sua face desfigurada… pertence a um cadáver real de um humano carbonizado. É muito provável que em 2004 a Valve achasse que ninguém iria reparar. É possível que a imagem até fosse “esquecida” no modelo, talvez usada como referência por um dos artistas que depois falhou a removê-la. Contudo, parece que nada foi feito desde então e todos sabemos que “a Internet não perdoa”.

Segundo o site The Gamer, a descoberta foi feita por acaso por alguém que visitou um subreddit que é citado no artigo mas que não vamos aqui referenciar por conter imagens macabras e perturbadoras. Numa mensagem que mostrava uma série de fotos de cadáveres num livro de medicina, alguém reparou que uma delas era a face do modelo de cadáver de Half Life 2. E é claro que a notícia “explodiu”.

Embora todos os que jogaram o jogo conheçam esta personagem, dado sabermos que é um cadáver real, a imagem está censurada. Carreguem em baixo por vossa conta e risco:

Após os comentários que deram conta do paralelo, vários jogadores tentaram comprovar a veracidade da acusação. A única alteração parece ter sido a um dos olhos da caveira, de resto parece ser mesmo a foto usada num manual de medicina forense.

Agora que sabemos o que é, torna-se profundamente perturbador. Até este momento, porém, talvez nunca tivessemos indagado sobre esta textura. Sabemos que os jogos possuem algumas imagens hiper-realistas e estilizadas para impressionar mas, claro, há limites para esta criatividade. É óbvio que, aqui, a Valve pisou… não… derrapou sobre o risco!

Entretanto, um canal de Youtube “apaixonou-se” pela história e decidiu publicar um vídeo (notem que contém a imagem sem censura) a explicar a história do modelo em questão. Como o assunto perturbou muita gente, um modder também já criou um modelo alternativo para substituir o “corpse01.mdl” e, assim, ajudar os mais susceptíveis.

Até à hora desta notícia, a Valve não respondeu aos apelos para esclarecimentos, nem se mostrou disponível para remover ou substituir o modelo em causa. Ainda assim, dada a conversa que gerou, é bem possível que decida lançar uma actualização “de emergência” para o jogo de modo a remover o infame cadáver digital “demasiado realista”.

Há momentos em que queremos que a ficção se misture com a realidade, em que pedimos foto-realismo e uma simulação do real… Este não é esse momento, sem dúvida.