Insólito – Fntastic acha que descalabro de The Day Before é culpa… de bloggers

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Apesar da produtora Fntastic encerrar portas e cancelar o seu muito recentemente lançado jogo The Day Before, por qualquer motivo, ainda estamos a ler mensagens da ex-produção a defender o jogo que muitos consideraram indefensável.

O jogo pode já nem ser jogável, a produtora, tecnicamente já nem existe, o mundo já quase esqueceu a “comédia” em torno do jogo mas parece que o maior desapontamento de 2023 pode ter sido uma “vítima” da circunstância. Convenhamos que a Fntastic sempre viveu num mundo muito seu, onde os jogadores pareciam os opositores e culpados pela fraca qualidade da sua produção e, pior, da sua gestão da comunidade. Sempre defensora do seu projecto, como até se espera, teve reacções intempestivas, culpando sempre as opiniões negativas pela “má publicidade” do jogo.

Numa nova onda de mensagens públicas, voltamos ao registo de “vitimização”, agora com a sua conta ainda activa de Twitter /X (em baixo), a atacar o que chama de “campanha de difamação” que teria sigo organizada por “bloggers”. Estes terão feito “grandes quantidades de dinheiro a criar falso conteúdo de grandes títulos”, algo que, alegadamente, o seu jogo foi alvo, gerando “uma atitude negativa instigada” que teria afectado a opinião geral aquando do lançamento. A nota menciona ainda o mítico streamer Dr. Disrespect como exemplo de alguém que até gostou do jogo, “apesar dos bugs iniciais“.

A opinião no momento de um streamer, que pode até ter a intenção de não desmotivar uma produção que precisava trabalhar num jogo claramente pouco polido, pode ser motivadora para os seus seguidores darem uma chance ao jogo. No entanto, não foi só essa a crítica ao jogo, com dezenas (centenas?) de vídeos a mostrar erros, bugs e inúmeros problemas de estabilidade, performance, design e falta de conteúdo. Não parece muito razoável insinuar que todos os comentários eram tendenciosos, se as imagens falavam por si. O jogo não foi conotado como “mau” pelo que se dizia mas sim pelo que se mostrava. Há aqui uma diferença.

Os sites como o WASD fazem análises com base no que observam e concluem, obviamente essas nossas análises têm de ser corroboradas pela vossa própria passagem pelos jogos, seja para concordar ou não com o que dizemos. Só depois as opiniões de todos formam uma avaliação global que, mesmo que possa ser algo tendenciosa, dificilmente é inteiramente desviada da realidade. Não são inéditas campanhas de difamação, o chamado “cancelamento”. No caso dos jogos, porém, há sempre quem defenda, há sempre quem goste de um jogo minimamente decente. The Day Before, consta, estava longe de estar nesta categoria a nível de conceito, polimento e suporte da produção.

Não fizemos uma análise a The Day Before (não que não o tentássemos, sempre com uma ausência de interesse da Fntastic) pelo que nunca demos uma opinião concreta. Mas também não nos parece que jogo fosse algo redimível. A ideia geral, de facto, foi negativa, não apenas do que lemos ou ouvimos. Vimos livestreams, vídeos gravados e imagens capturadas que, de facto, deu a entender que não havia exagero nas avaliações muito negativas do jogo. Afirmar que todas as opiniões desfavoráveis foram tendenciosas não faz muito sentido, é como dizerem-nos para não acreditarmos nos nossos próprios olhos.

Ironicamente, depois de atacar a sua própria comunidade de jogadores que gastaram dinheiro num flop que foi descontinuado dias depois do lançamento, a produção da Fntastic pede que esses potenciais fãs os sigam nas suas redes sociais para saber “o que vai acontecer a seguir”. Mas, afinal a produtora foi ou não encerrada em Dezembro? Pelos vistos, a sua direcção continua na indefinição.

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