Insólito – Camisola da Blizzard causa polémica

Blizzard

Tradicionalmente, Junho é o mês dedicado ao movimento LGBT, também conhecido como “mês do orgulho” ou “pride”. A Blizzard juntou-se à comemoração com uma camisola que está a dar que falar.

Não, não tem a ver com o tema em si, embora, por si só, seja suficientemente polémico em algumas paragens. Nem sequer tem a ver com o óbvio oportunismo de criar merchandise baseado num movimento social. Tem mais a ver com a decoração escolhida para o design. Vamos lá ver se conseguem ver o mesmo que inúmeros utilizadores constataram:

Viram? Leiam bem, só as letras rosa…

Ocasionalmente, o merchandise “pride” costuma ser colorido, com as cores do arco-íris, imagem de marca do movimento. Para uma campanha de sensibilização, a Blizzard consultou os seus trabalhadores LGBT para criar um conceito com tons mais neutros em vários designs de vários artigos, incluindo esta camisola com o seu logótipo. Apesar dos contornos da palavras terem as cores do arco-íris, as letras em si foram desenhadas com as cores azul, rosa e branco. Não há nada de assinalar nos outros modelos mas neste é inevitável que, ao excluir as letras azuis e brancas, consigam ler a palavra “liar”, ou “mentiroso/a” em Inglês.

Isto constitui um problema duplo. Quem ler, de facto, a palavra “mentiroso” vai associá-la à empresa ou à própria pessoa que usa a camisola. Seja como for, das duas uma: ou alguém não reparou nisto (difícil) ou esse alguém teve aqui uma oportunidade soberana de protestar silenciosamente. Ou isso, ou tem um sentido de humor muito peculiar. Seja como for, passou no escrutínio dos decisores e chegou à loja da Blizzard.

A situação é mais caricata, uma vez que, em conjunto com a empresa-mãe Activision, a Blizzard ainda possui uma má reputação motivada por vários protestos de trabalhadores que reclamaram problemas internos, desde más condições laborais, discriminação e até assédio sexual (mais detalhes acima). Por isso, há mesmo muitos defensores da teoria que isto se tratou de um protesto. Os vários fóruns e redes sociais onde vimos reacções à camisola, pelo menos, não se convencem do contrário, apresentando um misto de entusiasmo e incredulidade.

Independentemente de ser uma coincidência ou não, é algo embaraçoso para a empresa. Para já, há hora deste artigo, a camisola (ainda) não está na loja online. Será interessante vermos se será mesmo vendida e quem a irá usar na próxima BlizzCon 2023. Provavelmente ninguém, já que a empresa agora pode muito bem “conjurar todos os feiticeiros do reino” para tentar removê-la da realidade.

Todavia, como sempre dizemos, “a internet não esquece”.

Comentários

Comentários