Insólito – Até a produção quis que a Microsoft cancelasse Redfall

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Temos de fazer uma nota muito importante sobre o que vão ler. Para todos os efeitos, isto é um rumor. Ao que parece, nem a produção da Arkane Austin quis que Redfall fosse sequer aprovado para lançamento.

A recepção a Redfall foi qualquer coisa de épico… no pior dos sentidos. Tudo bem, não foi mesmo a pior “coisinha” que nos chegou este ano, porque tivemos um tal de TLotR: Gollum. Mas, foi para quase toda a gente um gigante desapontamento a nível técnico e no conceito, especialmente pelo histórico brilhante da produtora, que conta com êxitos como Dishonored, Prey ou Deathloop no seu portfólio.

Na nossa análise, dissemos que “a fraca profundidade da história, das personagens e do cenário, a jogabilidade demasiado simplista, o grafismo muito conservador e uma oferta repetida e sem grande longevidade” levou-nos a dizer que este “não é o jogo típico que esperávamos dos Arkane Studios”. Parece que não foram só a crítica ou os fãs que concordaram connosco.

Diz o site Bloomberg que a equipa de produção também não confiou no produto em mãos. A dada altura o artigo diz mesmo que internamente havia quem desejasse que a Microsoft simplesmente cancelasse o projecto quando adquiriu a Bethesda em 2020. Segundo o artigo, o projecto teve sempre poucos elementos na equipa, com menos de 100 pessoas a trabalhar nele e não ajudou que cerca de 70% das mentes veteranas deixassem o estúdio nos últimos tempos.

Por isso quando a Microsoft tomou as rédeas, a equipa esperou que o projecto fosse relançado ou simplesmente colocado na prateleira. Contudo, o que se passou foi exactamente o que o staff não queria. O projecto continuou, a produtora foi “obrigada” a continuar o trabalho, resultando num produto francamente esquecível.

A ser verdade este artigo, não admira que o jogo pareça pouco inspirado e com muitos conceitos superficiais. A própria equipa não estava motivada e isso sente-se (e bem) nas análises e nas vendas. Agora, perguntamos: então mas ninguém na gestão viu que o projecto não tinha a qualidade necessária? Ninguém desta humilde equipa de Austin soube avisar essa gestão do que se passava internamente?

Algo aqui não soa bem. Esta notícia parece algo que funcionários desgostosos diriam, aqueles que não querem arcar com as culpas de um falhanço. Se a ideia é dar a entender que a pressão por continuar foi por motivos financeiros, duvidamos que as suas vendas medianas sequer justificassem todo este embaraço. Consta até que foi um dos jogos mais reembolsados em algumas plataformas, o que só piora essa teoria.

Este artigo pode muito bem lançar ainda mais perguntas sobre a forma como a Arkane Austin poderá ter omitido problemas só para não enfrentar algum escrutínio do novo “patrão”. Também não vamos falar de “sabotagem” de uma equipa desmotivada, talvez um “deixa andar”. Mas, ironicamente, o “deixa andar” foi mesmo em frente.

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