Estivémos a jogar com o WonderBook!

2144

Ontem desloquei-me até aos escritórios da Sony para experimentar em primeira-mão o novíssimo perifério da PlayStation, apresentado este ano durante a E3 em Los Angeles. O periférico chama-se WonderBook e visa entreter os mais novos através de histórias interactivas, que tiram partido do Move e da Realidade Aumentada para transformar o ambiente que nos rodeia em autênticas fantasias.
À primeira vista o WonderBook é um livro composto por 12 páginas onde a sua capa e páginas estão repletas de simbolos de realidade aumentada, que não nos dizem rigorosamente nada, mas assim que são colocados no jogo transforma-se num livro interactivo onde tudo pode acontecer.

O jogo que tive oportunidade de experimentar foi o Livro de Feitiços, escrito pela famosa J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter. Nesta história encarna-mos o papel de um aprendiz de Hogwarts que vai aprender vários truques de magia usando o comando Move como uma varinha magica. Ao longo da história é possível interagir escolhendo as palavras correctas para o desenrolar do enredo e por fim chega a parte mais interessante, aprender magias!
Com estas magias é possível interagir com objectos e para as activar é tão simples como imitar o movimento mostrado na televisão. No demo estavam disponíveis magias que permitiam levitar, encolher, esticar e pegar fogo, mas na versão final serão ao todo 20 magias diferentes que terão nomes bastante familiares como Wingardium Leviosa e Incendio.
Existem vários tipos de interacção com a história, escolher o enredo correcto, como já foi referido e também pequenos mini-jogos que dão uso às magias aprendidas e mostram o potencial do WonderBook.

Para 2013 estão previstos outros jogos como Diggs Nightcrawler e Walking with Dinosaurs. Diggs Nightcrawler, promete transportar o jogador para um mundo de detectives com grande inspiração em filmes noir, onde terão de resolver um crime para apanhar o criminoso responsável.


Walking with Dinosaurs é uma espécie de documentário interactivo criado entre a BBC e a Disney que permite transformar qualquer um em arqueólogo. Desenterrar ossos de dinossauros, completar os esqueletos de cada um e trazê-los novamente à vida, são algumas das funcionalidades deste jogo.

https://www.youtube.com/watch?v=_kRQ5GBzjt0
Por fim, devo dizer que fiquei bastante impressionado com o WonderBook, vejo aqui imenso potencial para jogos divertidos. Embora o Livro de Feitiços esteja indicado para os mais pequenos, acredito que o WonderBook é capaz de divertir também os mais velhos com outro tipo de jogos. Uma nota importante, é normal pensar que cada jogo terá o seu livro, mas esse pensamento está errado. O livro será sempre o mesmo para todos os jogos que saírem daqui em diante.
WonderBook e o Livro de Feitiços, é a prenda ideal para os mais pequenos lá de casa para esta quadra natalícia, aproveitem que não será muito caro.

Resta-me agradecer ao Filipe Marques e à PlayStation pelo convite.