Destaques do Summer Game Fest 2023

summer-game-fest-logo-small

A melhor forma de tomar o pulso do que aí vem nesta indústria dos videojogos é com um mega-evento online. O Summer Game Fest é, de facto, o maior dos eventos digitais do ano. Mas, talvez a indústria já não tenha o fulgor de outros tempos.

Ou então, talvez as nossas expectativas estivessem demasiado elevadas. Além da grande antecipação para ver Mortal Kombat 1 em acção ou de ver pela primeira vez Alan Wake 2, o resto foi, de certa forma, desapontante. Gostámos muito de ver Sonic Superstars, Sand Land, Lies of P e Like a Dragon Gaiden, entre outros destaques que fazemos a seguir. Todavia, o resto teve de ser agrupado numa secção menor.

Muito do que foi apresentado no programa, foi algo desajustado para o destaque que foi dado no evento, alguns deles arrancando risos forçados da audiência. Tivemos muitos MMOs, jogos mobile e outros títulos pouco interessantes para um evento deste calibre, ainda por cima com o apresentador a fazer de “youtuber” a publicitar várias marcas.

Enfim, como dissemos, talvez estivessemos a pensar noutro nível de evento, mais focado no mainstream e talvez algo bombástico. Não foi, nem sequer a “grande revelação” que Keighley antecipou para o final. Confiram os destaques que fizemos e demais anúncios em baixo ou assistam ao evento em diferido e digam o que acham. Foi mesmo um evento “morno”?

Prince of Persia: The Lost Crown

Geoff Keighley disse que não estávamos à espera e, de facto, não estávamos. A Ubisoft mostrou a próxima entrada de Prince of Persia e a reacção foi… mista. Toda a acção de plataformas está de volta, mas as secções de combate e o design a fazer lembrar Immortals Fenyx Rising não convencem lá muito. Está previsto para 28 de Janeiro de 2024.

Mortal Kombat 1

A grande expectativa da jogabilidade deste que é um suposto reboot para a série era muito grande. Tivemos direito a várias demonstrações do combate que parece realmente fantástico. Há também um vislumbre da história, com Liu Kang a reunir novamente os lutadores clássicos, agora com uma sua versão mais jovem, numa espécie de história das suas origens. E, claro, não podiam faltar as mais brutais Fatalities. Ed Boon subiu ao palco para falar um pouco do conceito. Chega a 19 de Setembro.

Path of Exile II

Finalmente, pudemos ver como está esta sequela do famoso RPG de acção da Grinding Gear. Tivemos um pequeno vislumbre da jogabilidade, uma secção de jogo que nos mostra um visual fantástico e, como esperado, cheio de gore e efeitos visuais. Não tivemos direito a uma data de estreia mas foi prometido mais informação no dia 28 de Julho.

Sonic Superstars

Sonic está de volta com toda a acção clássica dos jogos icónicos da série, agora com uma nova vida, graças ao hardware moderno. Parece ter todos os ingredientes que tantos gostámos e ainda com algumas adições bem vindas, como novos níveis e habilidades. Chega ainda neste Outono mas podem inscrever-se no site oficial e… aguardar.

Lies of P

Finalmente uma data foi data para este promissor título que tenta recontar a intemporal história de Pinóquio com um toque muito diferente. Há bestas mecânicas e monstruosas, mas também alguma beleza neste estranho conto da Neowiz. Chega a 19 de Setembro deste ano mas uma demonstração foi hoje mesmo lançada para o experimentar.

Sand Land

Do conceituado e celebrado criador da série Dragon Ball, Akira Toriyama, esta foi uma das revelações mais curiosas da noite. Baseia-se nas histórias e personagens da manga original homónima e tem óptimo aspecto, graças ao Unreal Engine 5. Não foi mencionada uma data mas pediram-nos para ficarmos atentos. Assim faremos.

Alan Wake 2

Finalmente a Remedy Entertainment mostra o que anda a congeminar com o seu próximo título de terror. O próprio Sam Lake subiu ao palco para mostrar a nova fórmula de duas histórias paralelas, numa nova lógica de acção com elementos de sobrevivência. Há também uma pequena explicação sobre o enredo deste novo título. Chega a 17 de Outubro.

Warhammer 40K: Space Marine II

A sequela do jogo que é uma das mais aclamadas adaptações do universo da Games Workshop em videojogo, apresenta aqui uma nova campanha cooperativa, cheia de coisas para matar em nome do Imperador. Ainda não temos data concreta mas ficámos a saber que está previsto chegar ainda neste Inverno.

Toxic Commando

John Carpenter volta a tentar fazer um jogo que seja tão cativante como alguns dos seus filmes. Como não podia deixar de ser, o género é terror com muitos tiros e sangue por todo o lado, numa acção aparentemente muito desmiolada. Sim, confere, é mesmo dele. Chega em 2024.

Marvel’s Spider-Man 2

A Insomniac Games não quer somente lançar uma sequela com dois Homem-Aranha, Peter Parker e Miles Morales. Há também dois vilões muito diferentes para enfrentar, Craven e Venom. Ficámos um pouco tristes por saber que o symbiote não tomará Eddie Brock nesta história mas ficámos curiosos por saber quem afinal dá corpo ao vilão. Há aqui um vislumbre de novos poderes, novos locais e outros detalhes. Chega a 20 de Outubro.

The Lord of the Rings: Return to Moria

A próxima aventura neste universo leva-nos a seguir a histórias dos Anões de Moria, num título que parece misturar acção e estratégia, com elementos de construção. Não parece nada complexo mas possui alguns elementos curiosos para explorar. Esperemos que não seja outro flop neste universo. Está previsto para o próximo Outono.

Banishers: Ghosts of New Eden

A caça aos fantasmas na América selvagem é a fórmula escolhida para o próximo jogo da Don’t Nod. O novo trailer mostra alguma da acção do jogo, com uma fórmula de jogabilidade dupla e muitos elementos sobrenaturais. Chegará até ao final deste ano.

Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name

A SEGA trouxe um novo trailer deste título muito aguardado do estúdio Ryu Ga Gotoku. De facto, nota-se que é mesmo um spin-off da série Yakuza, ora não acompanhássemos novamente o ícone dessa série Kazuma Kiryu, agora com uma nova identidade depois de fingir a sua morte. Chegará a 9 de Novembro deste ano.

Immortals of Aveum

Este é um jogo que temos alguma curiosidade de conhecer, é um jogo de acção na primeira pessoa que troca armas por magia. Tivemos direito a conhecer a história e também tivemos um novo vislumbre da sua jogabilidade bastante promissora. Chega a 20 de Julho deste ano.

Fortnite: Wilds

Como prometido, tivemos o trailer da terceira temporada do quarto capítulo, que chega já amanhã. Preparem-se porque o centro da ilha colapsou e uma selva surgiu por baixo. Esta nova área está cheia de mistérios, dinossauros e… certos convidados de Cybertron, sim… os Transformers chegam amanhã ao Battle Royale.

Final Fantasy VII: Rebirth

Geoff Keighley fez questão logo no início do evento de dizer que tinha algo “grandioso” para anunciar no final do evento. Grandioso não sabemos mas, de facto, este jogo será “grande”, ocupando dois discos Blu-Ray na PS5. Vimos um trailer de cenas intermédias e alguma jogabilidade e ficámos a saber que chega no início do próximo ano. Infelizmente, não vimos Vincent Valentine… ainda há esperança…

Outros Anúncios

  • Street Fighter VI vs Exoprimal – Uma colaboração entre os dois jogos que estreia na mesma data de lançamento deste último a 14 de Julho.
  • Dead by Daylight – Por qualquer motivo, Nicholas Cage não pára de fazer aparições estranhas e aceitar papeis improváveis. Este é mais um.
  • Witchfire – Um shooter de acção, numa autêntica caça de bruxas e monstros. Entrará em acesso antecipado a 20 de Setembro deste ano.
  • Crossfire: Sierra Squad – Mais um jogo de acção para o PSVR 2 e outros dispositivos VR para PC. A fórmula parece igual a tantos outros jogos do mesmo género. Ficará disponível em Agosto.
  • Remnant 2 – A sequela deste ARPG regressa para desancar cooperativamente muitas hordas de monstros. Chega a 25 de Julho.
  • Honkai Star Rail – A Hoyoverse foi ao evento para dizer que o jogo vai chegar à PlayStation 5 na última metade do ano.
  • Throne and Liberty – Mais um MMO free-to-play que quer ser diferente de todos os outros. Podem já inscrever-se nos próximos testes públicos.
  • WarHaven – Outro MMO “free-to-play”, agora medieval. Terá uma demonstração de 19 a 26 de Junho e chegará no Outono.
  • Party AnimalsAparentemente, usa a fórmula familiar do género brawler e vários youtubers fartaram-se de rir a jogar. É tudo o que sabemos. Chega a 20 de Setembro.
  • Dying Light 2: Stay HumanA produção promete mais conteúdo em breve, com um “Verão mais mortal de sempre”, como novos monstros, novos desafios e “parkour melhorado”.
  • Crash Team: RumbleAdivinhem, outro brawler, porque é claro que precisamos de mais um título neste género. Chega a 20 de Junho.
  • Yes, Your Grace – Snowfall – Que tal ser um senhor medieval e decidir quem vive e quem morre a bem do Reino? Uma sequela de um Indie muito bem recebido pelos fãs e crítica. Chega no próximo ano.
  • Baldur’s Gate III – Os Larian Studios apresentaram mais uma personagem para o seu jogo prestes a chegar (31 de Agosto). Desta vez, é  outro antagonista, Enver Gortash.
  • Palworld – Descrito como “Pokémon com armas”, parece mesmo ser a melhor descrição do que dá ares de ser um plágio tremendo. Chega em Janeiro do próximo ano.
  • Black Desert Online: Land of the Morning Light – A próxima expansão para este MMO reconta as histórias da mitologia Coreana. Chega a 14 de Junho.
  • Final Fantasy VII: Ever Crisis – A adaptação desta história aos dispositivos móveis iOS e Android tem uma Beta pública até 28 de Junho.
  • Under the Waves – Um curioso título da Quantic Dream de um explorador submarino obviamente envolvido num mistério. Chega a 29 de Agosto.
  • Call of Duty: Warzone – Várias novidades estão a chegar na quarta temporada que estreia na próxima semana, inclusive o novo mapa “Vondel” e várias outras adições.
  • Faefarm – Inspirado por jogos como Animal Crossing, depois de anunciado para a Nintendo Switch, também chegará para PC. Chega a 8 de Setembro.
  • Marvel Snap – Novos itens estão a chegar a este título, apresentados por um produtor excessivamente excitado.
  • King Arthur: Legends Rise – Um RPG no género Fantasy Squad para PC e dispositivos móveis. Já se podem pré-registar.
  • Wayfinder – O acesso antecipado começa neste Verão para este título online. Increvam-se para se tornarem “founders”.
  • Fornite – Como já havia sido prometido pela Epic, já está disponível o Unreal Editor para criação de conteúdo para este jogo.
  • Stellaris Nexus – A próxima aventura para este célebre RTS espacial foi anunciada e já pode ser listada nos desejos via Steam.
  • Space Trash: Scavenger – O sonho de qualquer pessoa é ganhar dinheiro a apanhar lixo no espaço. Esta é a coisa mais próxima que terão.
  • Star Trek Infinite – Mais um título de estratégia da Paradox, agora dedicado à celebre franquia espacial. Chega a 16 de Junho.
  • Twisted Metal – A série de televisão adaptada da famosa série de jogos teve direito a destaque com um primeiro vislumbre de Sweet Tooth, interpretado por Will Arnett.
  • Lysfanga – Um interessante título hack-n-slash novamente da Quantic Dream com arte de banda-desenhada muito peculiar. Chega ainda em 2023.

Comentários

Comentários